Livro Gratuito sobre Análise Espacial do Crescimento Econômico

Geoprocessamento e R$Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial. Este é o tema  de um excelente livro digital gratuito que deve estar presente em sua biblioteca virtual. A publicação fornece uma revisão da abordagem clássica de Econometria Espacial e seu ordenamento sistemático. Todo o conteúdo do e-book, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição – Uso Não Comercial – Partilha nos Mesmos Termos 3.0.

ANÁLISE ESPACIAL DO CRESCIMENTO URBANO DE SÃO PAULO

Na atualidade, São Paulo é o estado economicamente mais importante do País, pois responde por algo em torno de 34% do PIB nacional, com uma população que representa aproximados 22% da população total brasileira.

No livro, escrito por Rodrigo de Souza Vieira, são abordados diversos fatores do crescimento econômico e dos desequilíbrios regionais no Estado de São Paulo entre 1980 e 2000.

Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial

A publicação foi fundamentada na teoria mainstream de crescimento econômico e nas teorias da localização, bem como nas contribuições da Nova Geografia Econômica, a obra relaciona o crescimento local com seus determinantes econômicos, sociais e geográficos, tais como educação, emprego e composição setorial.

Ferramentas fornecidas pela Econometria Espacial também foram aplicadas ao se inserir a geografia como determinante das taxas de crescimento dos municípios. Dessa forma, o livro fornece ainda uma revisão da abordagem clássica de Econometria Espacial e seu ordenamento sistemático.

A presença de clusters espaciais de crescimento e estagnação pode ser confirmada pelos resultados fornecidos pelo instrumental LISA (Local Indicators of Spatial Association). A metodologia LISA possibilita uma análise local do padrão espacial apresentado pelos dados, e leva em consideração a influência espacial em determinadas regiões, enquanto outras regiões não apresentam agrupamentos estatisticamente significantes.

Distribuição espacial das taxas de crescimento anuais dos municípios paulistas (média de 1980 a 2000).
Distribuição espacial das taxas de crescimento anuais dos municípios paulistas (média de 1980 a 2000).

A existência de uma área da Econometria denominada de Econometria Espacial se justifica, basicamente, por dois aspectos: o primeiro é a importância da questão espacial inerente à ciência regional, em particular, à economia regional. O segundo é que dados distribuídos no espaço podem apresentar dependência ou heterogeneidade em sua estrutura.

Faça o download do livro digital, com 107 páginas em seu formato digital (PDF e EPUB) a partir do link abaixo:

Curso Online de AutoCAD 2 D e 3D

O conteúdo do livro inclui os capítulos com o os seguintes títulos: Revisão de literatura, A abordagem clássica de Econometria Espacial, Descrição dos dados e Resultados econométricos.

Não deixe de ler as seguintes matérias que complementam o que disponibilizamos aqui nesta postagem:

Aguardamos os comentários de todos vocês sobre este material digital de grande qualidade.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comments on “Livro Gratuito sobre Análise Espacial do Crescimento Econômico”

  1. Laurindo Antonio da Silva disse:

    Prezado Prof. Anderson,

    Boa tarde, trabalho com fiscalização ambiental em Ribeirão Preto e tentamos instalar o i3Geo e não há meio de conseguirmos, acreditamos que esse programa será muito útil para nós aqui da Sec. do Meio Ambiente do município. O Sr. tem como nos ajudar???

    Att,

    Laurindo Antonio da Silva
    Ch da Fisc. Ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *