E-book: Análise Espacial da Produção Industrial no Brasil

GIS IndustriaAs técnicas de análise espacial possuem aplicabilidade em diversas áreas, possibilitando um entendimento mais profundo da realidade e de diferentes processos e fenômenos de campos como economia. Nesta matéria vamos recomendar o download de um livro digital gratuito sobre Geotecnologias aplicadas à produção industrial no Brasil. Certamente este material será de grande interesse para muitos de nossos leitores.

UMA ANÁLISE ESPACIAL DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

No livro Produção Industrial e Comando do Capital no Brasil: Uma Análise Espacial, de Cleverson Alexsander Reolon, buscou-se analisar a dimensão espacial do processo de reestruturação produtiva no Brasil.

Além de apresentar uma revisão bibliográfica, foi efetuado um amplo tratamento de informações com objetivo de examinar a dinâmica da redistribuição espacial dos empregos e dos estabelecimentos dos grupos de atividades industriais extrativa, industriais de transformação – tradicional e tecnológica – e de comando do capital, entre os anos de 1995 e 2005.

Livro Produção Industrial e Comando do Capital no Brasil: Uma Análise Espacial

A obra procura discutir em que medida a recente interiorização do processo de urbanização no Brasil, com a formação e consolidação de várias cidades de porte médio, teve relação com a desconcentração espacial das atividades industriais na década analisada.

O sumário da publicação compreende os seguintes tópicos: Os fundamentos da análise; a divisão territorial do trabalho industrial no Brasil e redistribuição espacial recente das atividades produtivas.

DOWNLOAD DO LIVRO DIGITAL SOBRE ANÁLISE ESPACIAL

Faça o download a partir do link abaixo no site da Editora Cultura Acadêmica (será necessário fazer um breve cadastro gratuito):

Conforme o leitor poderá perceber, o trabalho alerta para o fato de que a desconcentração das atividades do grupo industrial tradicional tem sido mais ampla que a do grupo industrial tecnológico, cuja preferência continua se restringindo ao Centro-Sul do país. Por outro lado, as atividades de comando empresarial centralizaram-se ainda mais em espaços já consolidados ou em vias de consolidação.

Nos links abaixo você encontra informações sobre como fazer o download de outros e-books que abordem de alguma maneira o uso de tecnologias geoespaciais:

Gostaram desta dica? Deixem seus comentário.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*