E-book: Análise Espacial da Produção Industrial no Brasil

GIS IndustriaAs técnicas de análise espacial possuem aplicabilidade em diversas áreas, possibilitando um entendimento mais profundo da realidade e de diferentes processos e fenômenos de campos como economia. Nesta matéria vamos recomendar o download de um livro digital gratuito sobre Geotecnologias aplicadas à produção industrial no Brasil. Certamente este material será de grande interesse para muitos de nossos leitores.

UMA ANÁLISE ESPACIAL DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

No livro Produção Industrial e Comando do Capital no Brasil: Uma Análise Espacial, de Cleverson Alexsander Reolon, buscou-se analisar a dimensão espacial do processo de reestruturação produtiva no Brasil.

Além de apresentar uma revisão bibliográfica, foi efetuado um amplo tratamento de informações com objetivo de examinar a dinâmica da redistribuição espacial dos empregos e dos estabelecimentos dos grupos de atividades industriais extrativa, industriais de transformação – tradicional e tecnológica – e de comando do capital, entre os anos de 1995 e 2005.

Livro Produção Industrial e Comando do Capital no Brasil: Uma Análise Espacial

A obra procura discutir em que medida a recente interiorização do processo de urbanização no Brasil, com a formação e consolidação de várias cidades de porte médio, teve relação com a desconcentração espacial das atividades industriais na década analisada.

O sumário da publicação compreende os seguintes tópicos: Os fundamentos da análise; a divisão territorial do trabalho industrial no Brasil e redistribuição espacial recente das atividades produtivas.

DOWNLOAD DO LIVRO DIGITAL SOBRE ANÁLISE ESPACIAL

Faça o download a partir do link abaixo no site da Editora Cultura Acadêmica (será necessário fazer um breve cadastro gratuito):

Conforme o leitor poderá perceber, o trabalho alerta para o fato de que a desconcentração das atividades do grupo industrial tradicional tem sido mais ampla que a do grupo industrial tecnológico, cuja preferência continua se restringindo ao Centro-Sul do país. Por outro lado, as atividades de comando empresarial centralizaram-se ainda mais em espaços já consolidados ou em vias de consolidação.

Nos links abaixo você encontra informações sobre como fazer o download de outros e-books que abordem de alguma maneira o uso de tecnologias geoespaciais:

Gostaram desta dica? Deixem seus comentário.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

2 Comments on “E-book: Análise Espacial da Produção Industrial no Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *