Download: Material Didático de Minicurso de QGIS

Minicurso QGISNo último dia 25 de março tive o prazer de ministrar um minicurso de introdução ao QGIS como parte da programação do Workshop Geotecnologias Aplicadas à Análise Espacial (GEO+). Irei disponibilizar aqui para download gratuito o material utilizado na ocasião (slides e dados).  A turma teve um total de 12 alunos. Dentre os participantes havia alunos dos estados do Maranhão, Piauí e um professor da USP.

MINICURSO DE QGIS

O minicurso de QGIS foi realizado em um dos laboratórios do Centro de Tecnologia (CT) da UFMA. A carga horária deste curso, bastante introdutório, foi de 4 horas.

Minicurso de QGIS na UFMA | Anderson Medeiros - Consultor em Geotecnologias

A ementa apresentada incluiu os seguintes tópicos: Entendendo o QGIS, inicializando um projeto, visualizando dados geográficos, ferramentas fundamentais e geração de mapas temáticos.

FAÇA O DOWNLOAD DOS SLIDES E DADOS DO CURSO

Abaixo você poderá conferir os slides utilizados durante este breve curso. Na transparência n° 7 você encontra o link para baixar os dados (compactados) de exemplo utilizados nos procedimentos. Caso não esteja visualizando, clique aqui.

No link a seguir você pode baixar sua cópia do material.

Quero aproveitar para mais uma vez agradecer à comissão organizadora do evento pelo convite para dar este curso e a palestra. Foi um grande prazer estar com vocês.

Em breve publicarei aqui o conteúdo da palestra que realizei durante o evento, com o tema “Redescobrindo as Geotecnologias com Software Livre“, provavelmente com a gravação do áudio.

Leia mais sobre o QGIS nos tópicos listados abaixo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comentários



  1. Olá, Luciano.

    Muito obrigado pelo material e por compartilhar via LinkedIn.

    Abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *