Apostila sobre MNT e suas Aplicações

Apostila sobre MNT e suas Aplicações

Os Modelos Numéricos do Terreno (MNT) são amplamente utilizados em análises no ambiente dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Iremos indicar o download  de um material completo do INPE sobre conceitos e aplicações deste tipo de dados geográficos.

MATERIAL SOBRE CONCEITOS EM MNT

O processo de modelagem digital de terreno pode ser dividido em três etapas: aquisição das amostras ou amostragem, geração do modelo propriamente dito ou modelagem e, finalmente, utilização do modelo ou aplicações.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasTodos os passos mencionados acima são descritos detalhadamente na apostila elaborada por pesquisadores do INPE. O material tem o título: Modelagem Numérica de Terreno e Aplicações. O arquivo tem um total de 142 páginas recheadas de muito conteúdo de qualidade.

Apostila sobre Modelagem Numérica do Terreno e suas Aplicações

O primeiro capítulo apresenta uma introdução a modelagem digital de terrenos (MDT), apresentando conceitos importantes e sua relação com SIG. Há informações neste item sobre como realizar os procedimentos no programa Spring.

Outro capítulos apresentam sobre modelos de grade regular retangular e irregular triangular. O último capítulo aborda as análises sobre os MDT.

DOWNLOAD DE APOSTILA SOBRE MDT

Este material é uma excelente fonte de conhecimento sobre os diferentes produtos que podem ser obtidos a partir do MDT, incluindo mapa de declividade, imagem sombreada, imagem em 3D, fatiamento, etc. Para baixar o arquivo, clique no link a seguir:

Aproveitamos para parabenizar os autores deste rico material: Laércio Massaru Namikawa, Carlos Alberto Felgueiras, José Claudio Mura, Sérgio Rosim e Eymar Silva Sampaio Lopes.

Deixamos abaixo algumas dicas de leitura que vão ampliar seu entendimento sobre as Geotecnologias:

Deixe seu comentário do que você achou sobre esta publicação. Você já a conhecia?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 986 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

3 Comentário

  1. Oi Anderson,
    Eu estava procurando a tese do Câmara e percebi que os links que vc citou estão quebrados.
    Consegui encontrar a produção intelectual da Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do INPE no link:

    http://urlib.net/rep/8JMKD3MGPCW/3EQCCU5

    Abraços

  2. ROBSON CALDEIRA CRUZ disse:

    Prezado Anderson,

    já a algum tempo tenho aprendido com as sua colaborações sempre generosas na difusão das geotecnologias, Parabéns pelo seu trabalho!

    Essa postagem muito me interessou, pois ingressei no Programa de Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais do IGC/UFMG e as publicações indicadas serão de grande ajuda para a compreensão dessa ciência que é a modelagem.

    Na disciplina SR, ofertada pelo Programa, estou começando a trabalhar com o SPRING, caso tenha sugestões que possam acelerar o processo de compreensão desse software ficarei agradecido.

    Abraços

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*