Apostila: Geoprocessamento para Ecologia de Paisagens

Introdução às Ferramentas de Geoprocessamento para Ecologia

Em termos simples, Ecologia é a ciência que estuda as várias interações entre os organismos e o ambiente onde estão inseridos. Como o Geoprocessamento e suas tecnologias, como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) podem ser empregadas nas Geotecnologias. Aqui iremos indicar o download de um material prático gratuito nesta temática.

GEOPROCESSAMENTO E ECOLOGIA

Primeiramente, é interessante mencionarmos que a apostila que vamos destacar aqui não é o único que temos disponível em nosso site sobre ecologia e meio ambiente apoiado pelas tecnologias da Geoinformação. Veja estes exemplos:

Agora iremos descrever o conteúdo deste recurso didático preparado por professores da Universidade de São Paulo (USP).

ECOLOGIA DA PAISAGEM E GEOTECNOLOGIAS

A apostila Introdução às Ferramentas de Geoprocessamento para Ecologia de Paisagens é um material didático para aulas práticas. Os autores são os professores Simone R. Freitas, Leandro Tambosi e Milton Cézar Ribeiro.

Introdução às Ferramentas de Geoprocessamento para Ecologia de Paisagens

O conteúdo foca na apresentação e utilização das ferramentas do software ArcGIS para área de gestão ambiental e ecologia. No total são 18 páginas com roteiros para exercícios.

Este material começa apresentando o ArcMap e ArcCatalog, falando também de georreferenciamento, reprojeção de dados geográficos, análise espacial e layout de impressão.

DOWNLOAD DE APOSTILA DE SIG PARA ECOLOGIA

Para baixar uma cópia do arquivo (gratuito), faça o download a partir do link abaixo:

Conforme se pode observar, a apostila não aborda os aspectos teóricos dos fundamentos de SIG. Isso você pode obter, lendo os seguintes posts em nosso site:

Vocês já conheciam este material? Deixe, por favor, seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *