Manuais Técnicos de Convenções Cartográficas

Download: Manuais Técnicos de Convenções Cartográficas

Você sabia que existem normas para o emprego de símbolos em mapas? Inclusive há toda uma legislação relacionada com isso. Felizmente, há disponível bastante conteúdo sobre este tema e que pode nos ajudar na compreensão deste assunto tão importante. Aqui faremos a indicação de um desses materiais.

MANUAL DO EXÉRCITO PARA SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS

O Manual Técnico de Convenções e Símbolos Cartográficos foi preparado pelo Exército Brasileiro e está organizado em dois volumes, publicados entre 1998 e 2000.

O primeiro volume estabelece as normas para a representação dos acidentes naturais e artificiais destinados à confecção de cartas topográficas e similares nas escalas de 1:25.000, 1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000.

Cursos de Geoprocessamento com Software Livre

Já o catálogo do segundo volume tem por objetivo especificar as características dos sinais convencionais para o emprego nas cartas topográficas e similares, nas escalas de 1:25.000, 1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000, bem como os tipos e tamanhos de letras a serem usadas na nomenclatura.

Manuais Técnicos de Convenções Cartográficas

As especificações aplicam-se principalmente ao desenho final, no qual deve ser observada rigorosa obediência aos padrões neles estabelecidos, devendo ser evitadas modificações que possam causar dúvidas quanto à natureza e orientação dos elementos representados.

DOWNLOAD DOS GUIAS SOBRE CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS

Sem dúvida este material ainda é muito válido e útil para quem deseja conhecer conceitos e técnicas ligados à cartografia. Você pode baixar os dois volumes (em PDF) nos links abaixo:




No total, os dois materiais disponíveis acima somam quase 180 páginas de conteúdo. Recomendo fortemente que faça o download.

Acesse também os seguintes materiais, como complemento ao apresentado nos manuais em destaque aqui:

Em caso de dúvida, entre em contato conosco. E deixe de comentar sobre o conteúdo deste e-book.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

4 Comentários


    1. Aos 52 anos, você e sua equipe reabriram as portas do conhecimento em minha vida…. isso não tem preço. muito obrigado.

      Responder

      1. Marcos, seu comentário é uma grande motivação para continuarmos nosso trabalho.
        Mantenha contato. Sucesso em sua nova empreitada. Um abraço!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *