Geotecnologias Aplicadas a Estudos Bioclimatológicos

Idrisi GeotecnologiasA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disponibilizou o material de um minicurso sobre Geotecnologias empregadas em Estudos Bioclimatológicos. O arquivo está em formato de tutorial onde é abordado especificamente o uso do software IDRISI. O material didático objetiva oferecer subsídios para popularização de ferramentas científicas galgadas em ferramentas do Geoprocessamento.

GEOPROCESSAMENTO E ESTUDO BIOCLIMATOLÓGICOS

O tutorial aborda desde a aquisição de dados espectrais, passando pelo inserção e armazenamento do software Idrisi, composição de imagens, análise da temperatura de superfície e índice de vegetação (NDVI) até o layout final do produto gerado.

A equipe de autores do material é composta pelos seguintes profissionais: Adalfran Herbert de Melo Silveira, Anderson Flávio Silva de Queiroz, Fernando Moreira da Silva e Nivaldo Patrício da Costa Junior.

Geotecnologias Aplicadas a Estudos Bioclimatológicos

O Projeto Bioclimatologia por Sensoriamento Remoto, da UFRN, tem por foco a aplicação dos fundamentos teóricos do Geoprocessamento, especialmente com Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e quantificação do balanço de energia na superfície, no monitoramento do bioma Caatinga no Rio Grande do Norte, fazendo uso de imagens de satélite e do comportamento espacial e temporal de parâmetros meteorológicos e/ou bioclimáticos.

DOWNLOAD DE MATERIAL DO MINICURSO

Baixe  uma cópia do arquivo, que tem um total de 36 páginas, a partir do link abaixo (que direciona para página de download):

Como você poderá perceber, no mesmo site do projeto é possível encontrar outros materiais interessantes para download, inclusive artigos recentemente publicados.

GEOTECNOLOGIAS EMPREGADAS PARA O MEIO AMBIENTE

Aqui em nosso site temos vários artigos, dicas e tutoriais no nicho de aplicações ambientais com uso de tecnologias da Geoinformação. Veja alguns exemplos:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Fiz o curso e é muito bom! Parabéns ao grupo de pesquisa Estudos Geoambientais do DGE da UFRN.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*