Geotecnologias Aplicadas a Estudos Bioclimatológicos

Idrisi GeotecnologiasA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disponibilizou o material de um minicurso sobre Geotecnologias empregadas em Estudos Bioclimatológicos. O arquivo está em formato de tutorial onde é abordado especificamente o uso do software IDRISI. O material didático objetiva oferecer subsídios para popularização de ferramentas científicas galgadas em ferramentas do Geoprocessamento.

GEOPROCESSAMENTO E ESTUDO BIOCLIMATOLÓGICOS

O tutorial aborda desde a aquisição de dados espectrais, passando pelo inserção e armazenamento do software Idrisi, composição de imagens, análise da temperatura de superfície e índice de vegetação (NDVI) até o layout final do produto gerado.

A equipe de autores do material é composta pelos seguintes profissionais: Adalfran Herbert de Melo Silveira, Anderson Flávio Silva de Queiroz, Fernando Moreira da Silva e Nivaldo Patrício da Costa Junior.

Geotecnologias Aplicadas a Estudos Bioclimatológicos

O Projeto Bioclimatologia por Sensoriamento Remoto, da UFRN, tem por foco a aplicação dos fundamentos teóricos do Geoprocessamento, especialmente com Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e quantificação do balanço de energia na superfície, no monitoramento do bioma Caatinga no Rio Grande do Norte, fazendo uso de imagens de satélite e do comportamento espacial e temporal de parâmetros meteorológicos e/ou bioclimáticos.

DOWNLOAD DE MATERIAL DO MINICURSO

Baixe  uma cópia do arquivo, que tem um total de 36 páginas, a partir do link abaixo (que direciona para página de download):

Como você poderá perceber, no mesmo site do projeto é possível encontrar outros materiais interessantes para download, inclusive artigos recentemente publicados.

GEOTECNOLOGIAS EMPREGADAS PARA O MEIO AMBIENTE

Aqui em nosso site temos vários artigos, dicas e tutoriais no nicho de aplicações ambientais com uso de tecnologias da Geoinformação. Veja alguns exemplos:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários


  1. Fiz o curso e é muito bom! Parabéns ao grupo de pesquisa Estudos Geoambientais do DGE da UFRN.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *