Apostila: Elementos de Cartografia

Apostila - Elementos de Cartografia

O departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou há alguns anos uma material que pode ser considerado uma útil fonte para consultas sobre cartografia. O objetivo da apostila é apresentar os conhecimentos básicos de cartografia que são indispensáveis para pesquisadores e profissionais que atuam na área de Geoprocessamento.

MATERIAL GRATUITO SOBRE CARTOGRAFIA

O material visa dar suporte à aulas de cartografia de forma que ao término da exposição dos conteúdos do curso o estudante seja capaz de entender os elementos e conceitos fundamentais de cartografia, ler e interpretar mapas, cartas e plantas topográficas, elaborar mapas e plantas simplificadas, atualizar e complementar esses produtos cartográficos.

A apostila, com um total de 59 páginas, foi estruturada pelo professor Marcos A. Timbó.

Apostila: Elementos de Cartografia

Alguns itens citados no sumário são: Conceitos e campos de aplicação da cartografia, ciência e tecnologia de suporte, representação cartográfica do planeta Terra, etapas de produção de mapas topográficos, interpretação de mapas topográficos, precisão cartográfica, entre outros.

O arquivo pode ser baixado gratuitamente a partir do link abaixo:

Ficamos no aguardo de seus comentários sobre este material digital rico em conteúdo e recomendamos que também acesse as seguintes matérias:

Logo teremos outras dicas de leitura que vão lhe ajudar a aprender mais sobre geotecnologias.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

4 Comentários


  1. O link está quebrado.
    Poderia postar qui alguns web services que estejam disponiveis?
    E existe alguma loja no brasil que disponibiliza web service?

    Responder

    1. Programas como gvSIG, Udig, entre outros permitem que você cole os endereços dos webservices (disponível no site indicado) na ferramenta de adicionar camadas WMS, WFS, etc.
      Consulte os tutoriais do Portal ClickGeo, lá você encontrará como realizar essa operação.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *