Apostila de SIG com ênfase em Banco de Dados

Apostila de SIG com ênfase em Banco de Dados

Duas das facetas das Geotecnologias para uso integrado dos dados geoespaciais foram os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e os Bancos de Dados Geográficos. Nesta matéria vamos indicar uma apostila que aborda esta temática dupla.

INTRODUÇÃO AO SIG COM BANCO DE DADOS

A apostila Introdução a Sistemas de Informações Geográficas com ênfase em Banco de Dados foi elaborada por dois profissionais da área de informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG).

Canecas Personalizadas com Temas GeográficosO conteúdo da apostila começa abordando conceitos básicos em Geoprocessamento e suas principais áreas de aplicação, com destaque para ocupação humana, uso da Terra, recursos naturais, meio ambiente e atividades econômicas.

Apostila de Sistemas de Informação Geográfica com ênfase em Banco de Dados

O material apresenta ainda informações sobre a qualidade de dados geográficos e seu armazenamento. Explica os conceitos fundamentais em Banco de Dados Geográficos (BDG) e os tipos de relacionamentos entre objetivos espaciais.

O último capítulo apresenta significativas explicações sobre análise de dados espaciais em SIG, inclusive funções de manutenção (conversão de formatos, geometrias, projeções, redução de coordenadas, etc). Há uma abordagem sobre funções de classificação, sobreposição, entre outras.

DOWNLOAD DA APOSTILA SOBRE SIG E BDG

Se interessou pelo conteúdo? A apostila tem um total de 53 páginas. Baixe gratuitamente o PDF no link abaixo:

Os autores do material são Jugurta Lisboa Filho e Cirano Iochpe. Eles prepararam o conteúdo durante dois eventos, um deles realizados em Buenos Aires, na Argentina e outro em Recife/PE, ambos em 1996.

Outras dicas de materiais sobre Geotecnologias e suas aplicações:

O que achou desta dica? Deixe seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *