Download: Documentação Completa do GeoServer

Documentacao do GeoServer

O GeoServer é um dos mais completos e robustos softwares livres servidores de mapas. Provavelmente, junto com o MapServer, ele está no topo dos programas open source para publicação de mapas na internet. Você sabia que é possível fazer o download da documentação completa do GeoServer em um único arquivo PDF? Aqui iremos comentar sobre este material.

Antes de ler sobre a publicação da documentação do GeoServer, recomendo que leia também:

DOCUMENTAÇÃO DO GEOSERVER EM PDF

O GeoServer é desenvolvido em Java e permite aos usuários compartilhar e editar dados geográficos num ambiente de intranet ou internet. Ele foi projetado com foco na interoperabilidade, publicando dados utilizando padrões abertos.

O manual do usuário que estamos destacando aqui visa ser um guia completo para todos os aspectos de utilização do GeoServer.

Download: Documentação Completa do GeoServer

Certamente o material, produzido em inglês, pode ser útil para usuários novatos e veteranos do GeoServer.

DOWNLOAD DOCUMENTAÇÃO DO USUÁRIO GEOSERVER

O arquivo portátil com toda a documentação do GeoServer tem um total de mais de 900 páginas. O conteúdo está atualizado para as versões da série 2.5.x.

Para fazer o download gratuito, clique no link abaixo:

Aproveitamos para recomendar também que baixe uma cópia do material (em português) elaborado pelo Fernando Quadro, onde por meio de um conjunto de slides é apresentado um Quickstart para utilização do GeoServer. Segue link para download:

Para ampliar seus conhecimentos sobre webmapping recomendo que consulte os seguintes materiais disponíveis em nosso site:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 979 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

14 Comentário

  1. Ricardo Scott disse:

    Prezado Anderson,
    Primeiramente parabéns pela qualidade das postagens e dos conteúdos disponíveis.
    Estou levantando o geoserver para a empresa a qual trabalho e estou tendo dificuldade de conectar o geoserver com o banco de dados sqlserver2016.
    É possível fazer esta conexão ou somente com o Azure e/ou sqlserver2008?

    Abraço,

    Scott

  2. Como posso conseguir o Workshop sobre GeoServer 2.0??
    Desde de já obrigado.
    Cumprimentos;
    Luís Silva

  3. alguem conseguiu fazer o download do workshop, o link é muito lento… será que alguem que fez o download poderia fazer o upload dele em algum outro servidor.

    valeu

  4. Já estou baixando o workshop também. Nos próximos dias pretendo começar a utilizar um servidor de mapas no sistema que estamos desenvolvendo e provavelmente será o GeoServer

    • Olá!
      O GeoServer realmente é bem completo. Que fatores vocês levaram em conta neste projeto para a escolha dele?
      Abraço!

      • Lelo De Pieri disse:

        Uma das principais questões que nos gerou interesse foi a simplicidade de instalação e configuração. Para quem está aprendendo sobre servidores de mapas isso faz grande diferença. Infelizmente o download está muito lento (11kB/s)

  5. Angelo e Ana Maria,
    Agradeço mais uma vez a vocês e aos demais leitores pelo excelente resultado que este espaço obteve em 2010. Continuem acompanhando as publicações e dando suas opiniões sobre elas.
    Abraço!

  6. Ana Maria Saldanha disse:

    Citando: “Fiquei muito contente com a análise que eles fizeram. De acordo com eles o blog foi visitado cerca de 38.800 vezes em 2010”
    Parabéns por este resultado! Você merece muito mais. Penso que em 2011 vc deve atingir a marca das 50.000 visitas.
    Bejoss 😉

  7. Angelo Cordeiro disse:

    Obrigado pela dica… vai ser bm util. Baixando… 46% 🙂

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*