Arquivos Digitais das Disciplina de SIG da UFES

Vamos dar sequência às dicas da postagem anterior: Você gostaria de ter acesso a um excelente material didático, gratuito, que lhe oferece uma boa visão conceitual e prática da tecnologia dos Sistema de Informações Geográficas (SIG)?

Inicialmente quero destacar os Arquivos Digitais da Disciplina de SIG. Além das apostilas e tutoriais sobre softwares específicos, há também as apostilas teóricas. Seguem abaixo alguns dos títulos dos materiais sobre teoria conceitual em SIG.

  • Fundamentos Teóricos
  • História dos Sistemas de Informações
  • Projeção de Mapas
  • Captura de Dados para SIG
  • Banco de Dados
  • Funções dos SIGs

Espero que tenham gostado da dica! Acessem: http://www.mundogeomatica.com.br/ para ter acesso à uma tonelada de informação sobre Geotecnologias, não apenas sobre SIG!

Matérias relacionadas:

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

8 Comentários


  1. Muito obrigado! rico material em carteira. Procurei imprimir e distribuir nos meus colegas do SIG Angola… Espero continua formação e acompanhamento nos vossos parâmetros. É um grande alívio que nos dá por causa da Língua. Facilita de que maneira…

    Responder

  2. Eu é que agradeço…não é todo dia que descobrimos que nosso nome saí completamente errado em algum lugar 😛

    Responder

  3. É sempre bom ver material de onde estudei sendo divulgado. Infelizmente, os links já não funcionam mais. O site do Laboratório de Geomática da UFES – LGU foi descontinuado porque o professor responsável, que foi meu orientador, já não dá mais aulas por lá. Mas pode atualizar para http://www.mundogeomatica.com.br/, página do Prof que agora dá aulas em outro Campus da UFES. Lá tem todos os materias citados acima e mais outras coisas.

    De qualquer forma os outros links são válidos, inclusive tem minha monografia(2004) por lá, que por sinal acabei de descobrir, graças ao seu post, que está com meu nome completamente errado :P. Virei Luis Amadeu Soares. Vou entrar em contato para corrigirem isso.

    E que venham mais links

    Responder

    1. Oi Luiz,
      Muito obrigado por sua ajuda. Em breve vou corrigir os links conforme você explicou. Não tinha testado os endereços desde que postei a dica a primeira vez em setembro/2010.
      Um Abraço!

      Responder

  4. Anderson,
    Sempre visito o seu blog e suas dicas e sugestões já me ajudaram em muitos momentos de aperto. Aqui na empresa onde trabalho em SP somos todos fãs do seu site/blog.
    Bom fim de semana.

    Responder

    1. Olá Rute, tudo bem?
      Fico feliz de saber que vocês estão gostando do que estão lendo aqui no blog e no site do ClickGeo. Um Abraço para você e para todos os seus colegas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *