Diagrama de Voronoi no QGIS

Voronoi QGISO diagrama de Voronoi é utilizado para resolver problemas que envolvam o conceito de proximidade em um plano. É uma das estruturas amplamente empregada no contexto da Geometria Computacional para Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Neste tutorial aprenderemos, de forma prática, como trabalhar com estes polígonos utilizando o software livre Quantum GIS (QGIS).

GERAR POLÍGONOS DE VORONOI EM SIG

Anteriormente neste site já publicamos um artigo sobre aspectos conceituais das aplicações do polígonos de Voronoi e tivemos um tutorial sobre sua criação no ambiente do ArcGIS:

O blog iDea Plus Geo publicou na sequência uma série de tutoriais completos sobre como realizar esta operação no gvSIG:

Outro blog, Luís Lopes – Geotecnologias, também publicou há tempos outro material sobre este tema:

COMO FAZER UM DIAGRAMA DE VORONOI NO QGIS

Vejamos agora a seguinte situação prática que executaremos no programa para Sistemas de Infomações Geográficas (SIG), QGIS.

Temos algumas quadras, de um determinado bairro e pontos que representam as paradas de ônibus daquela região. Vamos gerar um diagrama que pode ser utilizado para análise espacial que determinará se estas localizações atendem bem as demandas dos usuários. Faça o download do shapefile [21,6 kb].

Voronoi

Acesse o menu Vetor > Geometrias > Polígonos de Voronoi.

Menu Vetor - Geometrias

Na janela aberta na sequência informe qual a camada sobre a qual a operação será realizada. O parâmetro “Região de buffer” se refere à área total, inclusive fora do retângulo envolvente do plano de informação escolhido, que será abrangida pelo diagrama. Neste exemplo mantive o valor padrão, ilustrado abaixo.

Poligono de Voronoi

O resultado da operação é exemplificado na imagem a seguir. Altere o valor da região de buffer (área de influência do diagrama) para testar diferentes resultados.

Diagrama de Voronoi no Quantum GIS

Este tutorial foi útil para você? Comente sobre o que achou dele e não deixe de ler nossos outros tutoriais sobre o Quantum GIS. Por exemplo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários


  1. Na aba vetor do meu Qgis não aparece essa opção de geometrias. Como posso fazer para aparecer?

    Responder

  2. Qual seria a finalidade da aplicação de um diagrama de vonoroi ? Que resultados espera-se obter ?

    Responder

    1. Felipe, leia a matéria “Diagrama de Voronoi e suas aplicações em SIG” para compreender melhor este assunto. O link está no início deste tutorial.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *