O que é Geoprocessamento?

Geoprocessamento e Geotecnologias

Uma pergunta que provavelmente é a primeira feita por todos que começam a estudar Geotecnologias: O que é Geoprocessamento? A resposta a essa grande questão foi dada de forma maestral e completa em um artigo publicado há cerca de dois anos pelo geógrafo Jorge Xavier da Silva, um pioneiro do Geoprocessamento aqui no Brasil.

O professor Jorge Xavier é coordenador do Laboratório de Geoprocessamento (LAGEOP) da UFRJ. Você poderá ler a matéria na íntegra na edição em PDF da Revista do CREA do Rio de Janeiro (edição 79).

GEOPROCESSAMENTO X GEOTECNOLOGIAS

mapa-lupaQual a diferença entre Geoprocessamento e Geotecnologias? Este poderoso artigo explica de forma bastante didática que o conceito de Geoprocessamento não pode ser confundido com todo o conjunto das geotecnologias, como o Sensoriamento Remoto, a Cartografia e os Sistemas de Posicionamento Global (GPS).

Para fazer o download da revista, clique no link abaixo e leia o artigo nas páginas 42 a 44.

O professor Jorge também nos presenteou com seu conhecimento ao dar um entrevista que foi publicada na edição n° 2 da Revista FOSSGIS Brasil!

Deixem seus comentários sobre o artigo e sua própria experiência em estudar e/ou trabalhar com Geoprocessamento e suas tecnologias.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comentários



  1. olá
    Este Blog do Andersosn me ajudou bastante nas minhas pesquisas.
    Com explicações e notícias que vão direto ao assunto não fica de rodeios
    e as matérias muito boas e interessantes…
    Valeu Anderson continue assim…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *