Dando os Primeiros Passos no OpenJUMP

O software de SIG OpenJUMP (OJ) é desenvolvido na linguagem Java e possui um interessante conjunto de ferramentas para o tratamento de dados geográficos. Ele foi criado a partir elementos de diversos programas livres para Sistemas de Informação Geográfica, dos quais se destaca o Java Unified Mapping Plataform (JUMP). Para mais informações e download do OJ, acesse os links disponíveis no final deste tutorial. Esta postagem visa servir como introdução à utilização do software, guiando os usuários em seus primeiros passos neste ambiente. A versão do programa utilizada é a 1.4.2.

CRIANDO UM PROJETO NO OPENJUMP

No OJ cada projeto é chamado de Tarefa e numerado sequencialmente, podendo ser nomeado posteriormente quando salvarmos o trabalho.

Acessando o menu Arquivo você terá acesso a uma gama de opções para se trabalhar com arquivos de tarefas, com os vários formatos de dados geográficos (layers) e com as categorias nas quais as camadas são organizadas.

Menu Arquivo

Por exemplo, para se visualizar um arquivo shapefile escolha a opção Abrir arquivo… Escolha e especifique o tipo de dado geográfico que você deseja abrir no OJ. Na imagem a seguir observe o grande número de extensões para as quais o programa oferece suporte.

Selecionar Tipo de Dados

Selecione os dados desejados. Neste exemplo carreguei um shapefile com informações sobre a geologia do Brasil e montei uma classificação aleatória de cores de acordo com um determinado atributo. Em um tutorial futuro explicarei como realizar este procedimento. Veja o resultado:

Shapefiles Visualizados no OpenJUMP

Para salvar o projeto, acesse o menu Arquivo > Salvar tarefa. Escolha onde será salvo o arquivo *jmp. É interessante notar que outra opção é salvar o formato *jcs.

Pronto! Você já começou um projeto no OpenJUMP. É importante lembrar que cada tarefa salva NÃO grava dentro de si os arquivos visualizados, mas apenas os caminhos absolutos até eles. Assim, caso surja a necessidade de abrir sua tarefa em outra máquina é fundamental que se considere a questão dos caminhos até os arquivos.

No site oficial do projeto OpenJUMP, você pode obter cópia do programa e acessar gratuitamente a documentação do software:

O que acharem deste tutorial? Vocês podem baixá-lo na versão PDF clicando no link abaixo:

Leiam também:

Pretendo incluir o OpenJUMP na série de tutoriais Quebrando Tabus: Software livre também faz! Deixem seus comentários.

Siga nosso Twitter [@ClickGeo] e curta nossa página oficial no Facebook [PortalClickGeo] Assim você estará sempre atualizado sobre o universo das Geotecnologias!

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. É ótima essa sua iniciativa de desbravar o OpenJUMP. Ele ainda é muito usado pela comunidade. Continue publicando tutoriais sobre ele, por favor.

1 Trackback / Pingback

  1. Dando os Primeiros Passos no OpenJUMP | Geoprocessamento | Scoop.it

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*