Download de Dados Geográficos no Site do Diva-GIS

Dados Diva-GIS

Sempre é útil, independente do porte, em um projeto na área de Geoprocessamento, que os profissionais envolvidos saibam onde obter dados geográficos, de fontes confiáveis e com a qualidade adequada. Nesta matéria você conhecerá um interessante acervo de dados em diferentes formatos e que merece estar gravado em sua lista de favoritos. Tudo isso no site oficial do software para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) chamado Diva-GIS.

O QUE SÃO DADOS GEOGRÁFICOS

Em termos simples, quando falamos em dado espacial, também chamado de dado geográfico ou geoespacial, estamos querendo denotar a ideia de quaisquer tipos de dados que descrevam fenômenos aos quais esteja associada alguma dimensão/localização espacial.

Estes dados descrevem (representam) objetos, fatos e fenômenos da superfície terrestre associados à sua localização sobre a Terra, em um certo instante ou período de tempo. Para informações mais detalhadas sobre as peculiaridades desses dados, recomendo que leia a serie Geoprocessamento – Teoria e Aplicações, no INPE.

DIVA-GIS

Conforme comentado em um artigo anterior, o Diva-GIS é um software de SIG que favorece uma utilização bastante intuitiva. É considerado um programa ideal para se trabalhar em projetos de mapeamento e análise de dados de biodiversidade como a distribuição das espécies através do módulo BIOCLIM. Oferece ainda robustas ferramentas para trabalhos com dados oriundos de sensoriamento remoto e análise de parâmetros físicos do território, e análise de expansão urbana.

Download de Dados Geográficos no Site do Diva-GIS

Recentemente, o site oficial do projeto [http://www.diva-gis.org/] passou a disponibilizar um útil conjunto de dados geográficos para download gratuito. São dados no formato shapefile sobre limites administrativos, uso da terra, densidade populacional, altimetria, rodovias, além de imagens de satélite. Veja como é fácil baixar esses arquivos.

DOWNLOAD GRATUITO DE DADOS GEOGRÁFICOS

Neste exemplo vamos baixar os dados referentes às rodovias do Brasil. Para fazer o download desses dados geoespaciais, comece acessando a seção específica no site do Diva-GIS:

Nesse link você tem várias opções para escolher o nível e tipo de informação que deseja. Há como baixar dados por país ou gerais do mundo inteiro (clima, espécies, etc). No tópico Country level, clique no link country level data.

Será aberta a página onde você informará o país desejado (Brazil) e o tema que deseja baixar (Roads). A imagem abaixo ilustra essa escolha. Clique em Ok para fazer o download.

Dados Geográficos no Site do Diva-GIS

Baixe outros temas de seu interesse e depois visualize essas camadas em um software de SIG de sua preferência. A figura a seguir exemplifica a visualização no próprio Diva-GIS.

DIVA-GIS

O que acharam? Já conheciam este recurso do site oficial do projeto Diva-GIS? Aliás, já conhecia esse programa livre para SIG? Deixem seus comentários e aproveitem também para ler as seguintes matérias relacionadas com os temas dados geográficos e GIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comments on “Download de Dados Geográficos no Site do Diva-GIS”

  1. Ola Andenson
    Eu estou com duvida no basico, como salvo o download dos dados geograficos baixados no site do Diva Gis. Gostaria de saber o passo a passo. Eu queria um mapa com as regiões.
    desde ja agradeço a atenção

  2. Bom dia, ótima postagem,
    tenho que fazer um mapa onde coletei uma espécie vegetativa, mas estou com dificuldades no diva-gis, onde que eu encontro os mapas para fazer a plotagem??
    Obrigada

    1. Oi Andrezza, como vai?
      Agradeço por seu comentário. Poderia dar mais detalhes do que deseja? No caso você quer saber como montar um layout de impressão, é isso?
      Abraço!

  3. Olá Anderson Medeiros,
    Parabens pela postagem, muito interessante…eu necessito de uma imagem de alta resolução para Benguela/Angola e uma base de dados para trabalhar em escala grande, onde posso conseguir?
    Obrigado e bom w.
    Fernando
    Angola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *