Curso Online de Linguagem C

Há inúmeras linguagens de programação, entre elas podemos citar Python, PHP, Java e C. Conhecer pelo menos uma dessas linguagens pode ser um diferencial ao implementar soluções geoespaciais. Como ajuda nessa trajetória, nosso tema de hoje indica um interessante Curso Online de Linguagem C!

CURSO DE C

Este assunto lhe interessa? Se não, pelo menos deveria. Navegando na internet encontrei o site UNIPACTO (UNIPAC-NET) onde é oferecido um curso online, gratuito de introdução a linguagem de programação C. Quais as vantagens de usar esse recurso de aprendizado? Como isso pode ser útil para quem trabalha com Geotecnoologias?

VANTAGENS DO CURSO ONLINE DE LINGUAGEM C

O site foi criado para fins educacionais, com o intuito de introduzir, fixar e/ou revisar os conceitos básicos de programação utilizando a linguagem C. Através da página é possível determinar o seu próprio ritmo de estudos, acessando-o quando desejar e onde quiser. O objetivo dos autores é que todos os alunos adquiram o máximo de conhecimento possível.

Curso Online

Você pode se matricular gratuitamente no curso clicando em Cadastro no menu Registre-se. Efetuada a instrição, você terá acesso ao 1° Módulo do curso. Após a conclusão de cada módulo é disponibilizada uma avaliação, se o desempenho for maior que 70%, é concedido acesso para realização do próximo módulo.

Assim que concluir a avaliação todos os tópicos dos módulos realizados ficam disponíveis para livre acesso do aluno. No menu Downloads você poderá encontrar links disponíveis para baixar apostilas referentes ao curso. Você pode conferir a ementa completa do curso acessando este link.

GEOPROCESSAMENTO E A LINGUAGEM C

Talvez você esteja se perguntando: Mas como pelo menos ter uma noção de linguagem C pode me ajudar em Geoprocessamento?

Apenas para citar alguns exemplos desta utilidade: Você já ouviu falar na biblioteca Proj4 (Cartographic Projections Library)? Ela é a mais utilizada nos softwares livres para tratamento de projeções. É a responsável pelo recurso de mudança de projeção em tempo real presente no MapServer.  Entendendo a linguagem C será mais fácil compreender mais a fundo esta biblioteca. Além disso, softwares como o Quantum GIS (QGIS) são desenvolvidos utilizando linguagens derivadas, como o C++.

Então é isso pessoal, não perca tempo! Acesse o curso online de linguagem C e bons estudos.

Alguns outros cursos online e outros materiais gratuitos sobre programação que já indiquei aqui no blog:

Cursos Online na Área de Informática

O que acharam de mais esta dica? Quero saber sua opinião. Por favor, deixem seus comentários.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

17 Comentários


  1. Alguém pode me ajudar com algoritmo na linguagem C por favor ?

    Aqui a questão

    A universidade tiradentes estara realizando o concurso vestibular para os curso de odontologia e psicologia. E você foi convidado a desenvolver um algoritmo para leitura e levantamento de informações. As informações lidas para cada candidato são:

    . código (Flag= “0000”); . Curso (O- Odontologia; P- psicologia);
    . Nome; . Sexo (M-Masculino; F-Feminino):
    . Pontuação(0-5000); A informações desejados são:
    . O código, nome e pontuação dos candidatos, independente do sexo, para o curso de odontologia que fizeram mais de 2.500 pontos
    . O nome de candidato do sexo Feminino que teve a menor pontuação geral . O nome de candidato do sexo Masculino que teve a maior pontuação para o curso de psicologia . O percentual geral de candidatos do sexo Masculino e Feminino inscritos no vestibular.

    Responder

  2. Meu nome é Douglas, nao tenho dominio sobre nenhuma linguagem de programaçao, por um distante raciocinio lembro de Pascal, pois tive cerca de 45 horas sobre esta linguagem aplicada a Administraçao.
    Desenvolvo soluçoes em plataformas de hardware sob Desktop ha 10 ou 12 anos, um mercado muito saturado para quem ocupa a categoria de analise de bancada, não um retorno salarial adequado ou que sustente a carreira profissional, atualmente tenho que contar com o minimo para sobreviver, nada alem de refeicoes e internet gratis. Bem vindo a ralé da piramide no mercado te TI, sou solteiro, e vivo tendo que suportar as chacotas de quem me ve abrindo uma pagina da playboy para suspirar em uma gata nua, ja que sem grana, nao tem namorada, nem da para chegar em qualquer mulher, vai vendo..
    O interesse em programar sob uma linguagem qualquer já veio ha mais de dez anos, quando delphi era o max., porem a grana ja era algo pra causar risos por ai… nao rolou, más queria umas dicas para fazer algo na area, começando do zero, em um nivel Easy, tendo base para alcançar uma (java).

    Abraço

    Responder

  3. Olá Aderson, quero lhe parabenizar pela iniciativa, sou aluno do curso de Análise de Sistemas Informatizados do IST-Rio FAETERJ, agora que conheci este curso de C gratuito, vou poder estudar e tirar dúvidas, pois trabalho e minha rotina não ajuda muito. Mais uma vez muito obrigado! Sucesso pra vc!

    Responder

  4. Pra quem quiser aprender C++ de verdade, C, C# etc, indico a TreinaWeb, além de ser barato, eles dão certificação e o curso é ótimo, garanto bem melhor do que estudar sem rumo, sozinho. Inclusive consegui um cupom de desconto que serve não só para o curso de C++, mas para qualquer outro, podendo ser usado quantas vezes quiser. Anota aí:

    AVX741

    Daí é so colocar esse código na hora de fazer o pagamento e pronto, 10% de desconto 😉

    Só procurar por “treinaweb” no google.

    Responder

  5. Olá Anderson, é a 1ª vez que vejo seu blog e gostei muito!!
    Eu desejo trabalhar com jogos, mas o curso que pretendo fazer pede como Pre-requisito:
    “Noção de uma linguagem de programacao (preferencialmente C/C++).”

    E eu não tenho. Com este “Curso Online de Linguagem C” eu ja terei noção?

    Eu ainda não tenho certeza do que farei, mas como gosto de jogos, e vi uma matéria na revista “DicasInfo” que é a industria de jogos é um mercado em expansão, brotou a curiosidade e a iniciativa. 🙂

    Responder

    1. Olá Silvinho,
      Sim, com esse material você pode ter uma noção. Como sugestão, caso você não esteja disposto a se mudar para outra região é interessante verificar como anda a área desejada em sua localidade. Um abraço e obrigado pela visita.

      Responder

    1. Olá Álvaro, tudo bem?
      O que achou dos cursos online que indiquei aqui no blog?
      Você tem de começar entendendo a lógica de programação.
      Abraço!

      Responder

  6. Outro projeto interessante é o Pacote de Desenvolvimento TerraLIB que é escrito em C++.

    Responder

  7. Parabéns, Anderson!

    Essas dicas, assim como todas as outras informações que você sempre tem alertado, são de grande importância para todo profissional da área de Geotecnólogia. Que tendo por obrigação se manter atualizado, e não possuí tempo suficiente para percorre dicas e oportunidades as quais, são bem selecionadas e encontradas no seu BLOG.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *