Apostila de Cartografia Básica, GPS e ArcGIS

Apostila - ArcGIS - Cartografia - GNSSO ArcGIS é um dos softwares para Sistema de Informações Geográficas (SIG) mais amplamente utilizado por profissionais na área de Geoprocessamento. Para um usufruto total dos recursos oferecidos por este programa é necessário que o usuário domine os conceitos relacionados com a Cartografia e também será muito útil o conhecimento relacionado com posicionamento por satélite.

SIG, CARTOGRAFIA E SISTEMA GNSS

Nesta matéria estamos indicando para download uma apostila que tem por objetivo capacitar e treinar estudantes e profissionais interessados na utilização do software ArcGIS, versão 9.3, além de permitir ao aluno conhecimentos de cartografia e uso de equipamento GPS de navegação.

A apostila está disponível no formato PDF. O arquivo possui 8,6 MB e um total de 228 páginas. Os professores Elódio Sebem e Michele Monguilhott, da Universidade Federal de Santa Maria/RS são os autores do material didático, publicado em 2010.

Apostila de Cartografia Básica, GPS e ArcGIS

Conforme explicado em seu prefácio, a apostila teve ao logo de seu preparo, a elaboração de exercícios que permitem o pleno domínio das funcionalidades básicas do programa.

Por ser um curso básico, não se pretendeu detalhar todos os recursos do software, mas apenas uma rápida familiarização com o Geoprocessamento de dados geográficos.

DOWNLOAD DE APOSTILA SOBRE ARCGIS

Façam o download deste material de grande qualidade, utilizando o link a seguir.

 Nos links abaixo, você encontra matérias publicadas aqui em nosso site e que tratam de aspectos relacionados com este nosso tema de hoje:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

10 Comentários


  1. Boa tarde. Na parte de exercícios, a apostila fala sobre uma pasta que contém as shapes e tal para poder resolvê-los! Gostaria de saber se você contém essa pasta. Obrigada

    Responder

  2. Muy bueno la publicacion, recomiendo a todos y sobretodo apoyo su colaboracion en favor de las nuevas tecnologias en el monitoreo del cambio climatico que sufre nuestro planeta.

    Responder

  3. Podrían enviar el material por correo electrónico, me interesa mucho ….si es por correo Tucapel 453, local D,concepción, región del bio bio

    Responder

  4. Olá, Anderson!

    O download não abre. A página dá erro!

    Abraços.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *