Criar Shapefile a partir de Coordenadas no Diva-GIS

Criar Shapefile a partir de Coordenadas no Diva-GIS

Uma operação bastante comum em trabalhos na área de Geoprocessamento é a criação de camadas de informação (layers) a partir de coordenadas conhecidas. Neste tutorial você aprenderá como criar um shapefile nestas condições utilizando o software de SIG Diva-GIS.

O SOFTWARE DIVA-GIS

O Diva-GIS [www.diva-gis.org] é um programa computacional do tipo desktop GIS e que favorece uma utilização bastante intuitiva. Já comentei um pouco sobre ele em um artigo do fim de 2011 sobre softwares de SIG pouco conhecidos.

Leia mais sobre o Diva-GIS e encontre links relacionados em:

DOWNLOAD DOS DADOS GEOGRÁFICOS

Para este tutorial utilizaremos um shapefile com o polígono que representa a cidade de Belém/PA e um arquivo comma-separated values (CSV) com as coordenadas de 20 pontos que poderiam muito bem indicar, por exemplo, a localização de algumas lojas distribuídas ao longo do território no município. Para fazer o download desses dados, clique aqui (3 KB).

Por sinal, recentemente publiquei uma dica onde explicava como obter dados geográficos de diversas partes do mundo a partir do site oficial do projeto Diva-GIS. Veja como é fácil:

TUTORIAL SOBRE COMO CRIAR SHAPEFILES

Caso queira adicionar logo o contorno do município de Belém, acesse o menu Layer > + Add Layer e carregue o shapefile desejado.

Diva-GIS: Adicionar Layer

Clique no ícone Create Shapefile, destacado na imagem abaixo.

Diva-GIS: Criar Shapefile

Clique no botão Input File para selecionar o arquivo CSV. O botão Output File deve ser usado para definir onde será salva a nova camada de informação e seu nome.

Selecione o sinal delimitador de campo, neste caso o ponto e vírgula (;), que em inglês é SemiColon. Indique também as colunas onde estão armazenadas as coordenadas X e Y.

Note que o próprio programa informa quantas colunas e linhas há na tabela. Clique em Apply e em Close para acabar o processo.

Diva-GIS: Criar Shapefile - Etapas

O resultado da operação é exemplificado na imagem abaixo.

Shapefile a partir de Coordenadas

Você conseguiu chegar a este ponto? Aproveitem para ler sobre como realizar este procedimento em outro software de SIG:

O que acharam destes tutoriais? Por favor, deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

13 Comentário

  1. Jéssica Luiza disse:

    Olá Professor, faço todo passo a passo mas qnd chego na hora de clicar no Modeling o Bioclim/Domain não fica disponível. O que devo fazer?

  2. Baixei o mapa de minas separado por município e gostaria de saber como faco para marcar os municípios por vendedores cadastrados:

  3. MUITO BOM ESTE POST.

    ANDERSON, TENHO COORDENADAS EM CSV, COLOCO QUANTAS COLUNAS? (POINT, ID, LAT E LONG).
    NA VERDADE PRECISO DE POLÍGONOS EM SHAPE. ONDE CONSIGO MAPAS EM CSV PARA INSERIR LAYERS?

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    • BOM DIA A TODOS,
      ANDERSON CASO QUEIRA FAZER A POLIGONAL DOS PONTOS NO DIVAGIS QUAL FERRAMENTA MAIS INDICADA? OBRIGADO.

  4. Boa tarde!

    estou vendendo uma area na regiao de guaraquecaba-pr para ser substituida pelo CAR e foi exigido pelo comprador um Shape file da area como podemos resolver preciso que vc caso faca o trabaho m passe valores…

    grato Sandro Miranda
    44 9984 7404

  5. Gleidson Oliveira disse:

    Boa noite!

    Estou com as coordenadas (latitude e longitude) de varias áreas (quadras) de minha propriedade, e queria gerar mapas com estas coordenadas. Como devo proceder com o DIVA?

    Atecniosamente.

  6. Olá Preciso do Mapa do Município de Ibiúna/SP e do Mapa da APA Itupararanga, mas nunca utilizei esses programas como devo proceder??
    Nesses mapas tenho que inserir coordenadas também.

    Help!!!

  7. Olá

    estou trabalhando com o DIVA-GIS e gostaria de sua ajuda. Baixei um mapa de solos da Embrapa e queria plotar as coordenadas geogr. nele, mas ele joga um ponto só… em outros mapas, baixado pela pag do Diva, os pontos aparecem corretamente. Acredito que seja incompatibilidade entre o Diva e o mapa da Embrapa, o que vc acha? Que solução eu poderia encontrar pra conseguir plotar os pontos neste mapa?

    Muito obrigada

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*