Criando Shapefiles Manualmente no Kosmo SIG

Criando Shapefiles Manualmente no Kosmo SIG

Embora seu projeto de desenvolvimento de novas versões venha sofrendo sérios atrasos nos últimos anos, o Kosmo SIG continua sendo um software interessante, com muitas ferramentas úteis para atividades rotineiras em Geoprocessamento. Este tutorial exemplifica o uso do programa para criação manual de arquivos shapefiles.

CRIAÇÃO DE NOVO ARQUIVO SHAPEFILE

Depois de iniciar o projeto usando o sistema de referência adequado, conforme ensinamos em um de nossos primeiros tutoriais (link abaixo), acesse o menu Visualizar → Inserir novo layer….

Criar Novo Layer no Kosmo

Será aberta uma caixa para que seja selecionado o tipo de Geometria de seu shapefile. Neste caso para o tutorial, vamos criar uma camada que armazenará polígonos.

Note é é possível copiar o “esquema”, ou seja, o tipo de geometria, de uma camada que talvez esteja aberta no projeto em uso.

Kosmo: Escolha do Tipo de Geometria

Vale lembrar que o formato Esri Shapefile não suporta geometria híbrida, ou seja, o arquivo apenas armazenará dados do tipo ponto ou linha ou polígono, nunca misturando dois ou os três tipos num mesmo dado.

Depois de clicar em “Aceitar” na janela acima ilustrada aparecerá na árvore de camadas um Novo Layer, vazio. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Editável. Isso ativará o modo de edição.

Colocar o layer novo em Modo de Edição

Será aberto o Painel de ferramentas de edição. Em outros tutoriais já comentamos sobre alguns destes recursos e também continuaremos a fazê-lo em materiais que produziremos no futuro.

Kosmo: Painel de ferramentas de edição

Clique sobre o ícone Desenhar polígono, que está em destaque na imagem a seguir.

Kosmo SIG: Painel de ferramentas de edição

Para começar a criar os polígonos vá clicando com o botão esquerdo do mouse nos locais onde você deseja que sejam inseridos os vértices do seu polígono.

Dica: Caso você clique em um local errado e queira desfazer esta ação, use o botão direito do mouse. No menu flutuante aparecerá uma opção para remover o último vértice clicado.

Desenhando Polígono no Kosmo SIG

Quando você tiver definido todos os vértices de seu(s) polígono(s), poderá gravar seus dados de forma definitiva. Para isso, um caminho é clicar no botão Salvar modificações no Painel de ferramentas de edição.

Criando Shapefiles Manualmente no Kosmo SIG

Outro caminho é clicar novamente com o botão direito do mouse sobre o nome da camada onde você criou as entidades espaciais e escolher a opção Editável.

Criando Shapefiles Manualmente no Kosmo SIG - Retirar do Modo de Edição

A imagem abaixo ilustra os três polígonos criados neste exemplo apresentado no tutorial.

Criando Shapefiles com Kosmo SIG

O que acharam desta dica? Gostariam que publicássemos mais tutoriais sobre usos e aplicações do programa Kosmo SIG?

Aproveitamos para recomendar a leitura dos seguintes tutoriais sobre o Kosmo SIG:

Aguardamos agora pelos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *