Como criar Manualmente um Shapefile no QGIS

Como criar Manualmente um Shapefile no QGIS

Como criar um shapefile? Como fazer isso partindo do zero usando o software QGIS? Esta é uma dúvida comum quando se esta trabalhando com dados vetoriais. Preparamos um tutorial bastante detalhado, na verdade uma aula gratuita, sobre este procedimento.

O QUE SÃO SHAPEFILES E QUAIS SUAS LIMITAÇÕES

Você sabe o que é um shapefile? Entende quais são os arquivos “obrigatórios” para seu funcionamento? Tem dúvidas sobre isso?

Recentemente publicamos em nosso canal no Youtube dois vídeos onde explicamos sobre o que é o formato Esri Shapefile, como funciona sua estrutura e quais as limitações destes arquivos, entre outros aspectos.

Entenda o Formato Shapefile

Você pode conferir todo este conteúdo numa postagem em nosso blog, disponível no link abaixo:

Workshop de Geoprocessamento com Software Livre

Antes de apresentar este nosso tutorial quero aproveitar para te convidar para o Workshop Online de Geoprocessamento com Software Livre, que vai ocorrer entre os dias 23 e 31 de Janeiro de 2017. Para fazer sua inscrição gratuita, clique no banner acima ou se preferir, clique aqui.

Vamos então ao nosso tutorial. Desde já contamos com seus comentários sobre este material.

TUTORIAL DE COMO CRIAR UM SHAPEFILE NO QGIS

Na aula em vídeo a seguir você vai aprender desde como iniciar o processo de criação do shapefile, passando por como definir o tipo de geometria do dado vetorial, seu sistema de referência cartográfico, criar a tabela de atributos e muito mais.

Recomendo que você faça sua inscrição gratuita em nosso Canal no Youtube, como explicado no final do vídeo. Assim você não vai perder os materiais que forem publicados lá nos meses à frente.

Você vai perceber que durante o processo explico, por exemplo, a diferença entre os diferentes tipos de dados que podem ser armazenados na tabela de atributos. Informações valiosas para que você não cometa erros por não entender essas particularidades do procedimento.

O que achou desta aula? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário para que eu possa te ajudar. Veja também as seguintes dicas relacionadas com este tema:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

1 comentário


  1. Boa tarde,
    Gostei muito da aula bem explicativa. Tenho uma duvida: na hora de digitar oo1 e a latitude
    loja a é a longitude por exemplo?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *