Procedimento para Gerar Isolinhas no Spring

Tutorial de SpringO que são isolinhas? São curvas que unem entre si pontos da superfície que tenham o mesmo valor de cota. As curvas de isovalores possuem algumas propriedades importantes entre elas: todas são fechadas, a menos que interceptem as fronteiras de definição do mapa e nunca se cruzam. Quer entender melhor como trabalhar com este conceito em SIG? Aprenda neste tutorial como gerar isolinhas no Spring, versão 5.2.3.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Arnon Batista Nunes. Ele possui graduação em Geografia Bacharelado, pela Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, (2013). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrográfica, Planejamento Ambiental e Territorial e Geoecologia das Paisagens. Atualmente é pesquisador e consultor autônomo, tem ministrado cursos práticos com os softwares Spring 5.2.5 e ArcGIS 10, entre outras atividades.

TRABALHANDO COM ISOLINHAS NO SPRING

O SPRING 5.2.3 gera isolinhas ou curvas de isovalores a partir de um modelo numérico de terreno (MNT) na forma de grade retângular ou triangular utilizando o método das células.

Neste tutorial utilizou-se os dados do projeto TopoData. O projeto TopoData oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais básicas em cobertura nacional, elaborados a partir dos dados SRTM disponibilizados pelo USGS na rede mundial de computadores.

Isolinhas Spring

Na janela de Geração de Isolinhas:  em “Gerar:”, selecione opção Arquivo para criar esta representação definitivamente.

Isolinhas Spring Tutorial

Em “Modo“, selecione a opção Fixo, se desejar que as isolinhas sejam equidistribuídas em intervalos de cota iguais, ou selecione a opção Variável, para inserir manualmente os valores de cota das isolinhas desejadas.

Software Spring

Procedimento para Gerar Isolinhas no Spring

Procedimento para Gerar Isolinhas no Spring

Para o modelo numérico pode-se gerar texto para amostras em geral, tanto para pontos quanto para linhas cotadas. Inicialmente selecione o PI no Painel de Controle para o qual deseja-se gerar o texto, pois será executado sobre o PI ativo.

Como Gerar Isolinhas no Spring 5.2.3

Tutorial de Spring

REFERÊNCIAS

Valeriano, Márcio de Morisson. Topodata: guia para utilização de dados geomorfométricos locais. 2008. Disponível em <http://www.dsr.inpe.br/topodata/documentos.php>. Acesso em: 10 de dezembro 2011.

CÂMARA, G.; SOUZA, R.C.M.; FREITAS, U.M.; GARRIDO, J. (1996). “Spring: Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modelling”. Computers & Graphics, v.20, n.3, p. 395-403, may-jun.

DOWNLOAD DO TUTORIAL SOBRE SPRING

O que vocês acharam deste tutorial? Gostará de saber que o autor disponibiliza uma versão em PDF para download gratuito:

Em breve o Arnon Nunes estará publicando em nosso site outros tutoriais sobre este robusto programa brasileiro de SIG.

Nos links a seguir você encontrará mais dicas e materiais diversos sobre o Spring e suas variadas aplicações.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *