Convex Hull no Kosmo GIS

Há uns meses preparei um tutorial sobre a geração de um envoltório convexo (Convex Hull) no gvSIG. Agora estou disponibilizando um novo tutorial nesta postagem sobre como realizar o mesmo procedimento no Kosmo GIS.

Como eu mencionei na postagem anterior, com o novo canal ClickGeo no Youtube passarei a produzir também tutoriais em vídeo. É interessante que antes de começar a trabalhar com este tipo de procedimento no Kosmo GIS relembrar do conceito implícito em sua utilização:

Convex Hull no Kosmo GIS

O algoritmo utilizado na operação Convex Hull visa gerar o menor polígono que englobe um determinado conjunto de entidades espaciais. Opera somente com uma única camada de entrada por vez, cujo tipo de geometria poderá ser de qualquer tipo.

Entenderam? Vamos então para prática! Assista ao vídeo abaixo, e em vinte e seis segundos aprendar a realizar esta operação.  Ah! É importante que o layer usado para o processo esteja selecionado.

Você verá que tudo se resume ao Menu Ferramentas > Cálculo > Gerar Polígono Convexo (Convex Hull).

Como você pode observar no vídeo, após criar o envoltório você pode mudar o visual da nova camada através do modificador de estilos.

Sei que não é um vídeo daqueles que se diga: “Ó mais que vídeo maravilhoso!”, mas peço paciência pessoal, afinal esse foi o primeiro tutorial deste tipo que crio. Claro, peço que deixem sua opinião sobre o tutorial!

Matérias relacionadas:

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários



  1. Excelente… já aprendi esse, agora fico na espera do próximo tutorial, de preferência em vídeo. 😀
    Abç

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *