Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIGO assunto hoje é como construir um polígono a partir da localização de um conjunto de entidades pontuais. Essa operação também pode ser considerada uma conversão de pontos para geometrias do tipo polígono. É importante destacar que esse procedimento é útil, por exemplo, para conversão de dados coletados por métodos de posicionamento via satélite. Utilizaremos para este processo o software gvSIG.

Antes de ensinarmos como realizar este procedimento no gvSIG, é interessante lembrar que já temos um tutorial em nosso site detalhando como realizar esta atividade no ambiente do QGIS:

Agora iremos aprender como fazer no gvSIG. Caso queira obter os dados utilizados neste tutorial, clique aqui.

CONVERTER PONTOS PARA POLÍGONO NO GVSIG

Adicione a camada de informação ao gvSIG. A imagem abaixo ilustra a visualização dos dados importados.

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

Pra começar, acesse o menu Camada → Criar SHP de geometrias derivadas.

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

Na janela que será aberta, indique a camada de origem (neste tutorial estamos operando sobre o layer pontos-de-interesse). Também será nesta janela que informaremos o nome da camada de saída e o caminho onde serão salvos os dados de saída.

Assinatura MundoGEO

Não esqueça de informar o tipo de operação a ser executada, que pode ser pontos para polígono ou linhas para polígono dependendo do tipo de geometria de seu dado de entrada. Depois, clique em Aceitar.

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

Na janela Pontos para polígono é possível selecionar quais feições serão processadas para formação do polígono. Caso queira que a camada inteira seja incluída na atividade, clique no ícone em destaque na imagem a seguir.

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

Note que nesta etapa é possível orientar o programa quanto à ordem dos pontos, evitando assim que haja sobreposição do polígono gerado. Para começar o processo, clique em Gerar.

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

O tempo de processamento depende do volume dos arquivos e das características de seu hardware utilizado.

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

Na imagem abaixo você confere o resultado do que foi ensinado neste tutorial.

Como gerar um Polígono a partir de Pontos no gvSIG

O que acharam desta dica? Já conheciam este método de conversão entre geometrias?

Veja nos links abaixo alguns outros tutoriais sobre o gvSIG:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Utilizo a versão 2.1.0.2 e ao criar novo shapefile (nova camada) não consigo definir que quero o tipo de geometria de linha. Ou seja, gostaria de saber como faço para criar novo shapefile com geometria de linha?
    Att.,

  2. fabio ferreira da silva disse:

    muito, bom esse tutorial simples mais bem explicativo.
    parabéns.
    gostaria de sua opinião qual do softwares livre que voce recomenda usar no trabalho de georreferenciamento de propriedade rural. e softwares comprado.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*