Conversão entre Geometrias no Kosmo GIS

Hoje estou disponibilizando mais um tutorial sobre o Kosmo GIS, versão 2.0. O tema desta vez é a conversão entre geometrias, mais especificamente a transformação de polígono para linha e de linha para polígono, um procedimento bastante útil em atividades de edição de base cartográfica.

A figura abaixo representa o shapefile utilizado no tutorial, o qual pode ser baixado clicando aqui.

Tutorial - Conversão de Geometrias

A versão em PDF do tutorial já está disponível na seção correspondente do Portal ClickGeo, ou diretamente neste endereço.

Como vocês poderão observar, este procedimento nos oferece a possibilidade de salvar o resultado da conversão em diversos formatos de arquivos, por exemplo: shapefile, DXF, KML e GML, além de armazenar o resultado na forma de uma tabela em um banco de dados.

O que achou do tutorial? Deixe sua opinião nos comentários.

Em um momento futuro vou ensinar sobre as conversões envolvendo pontos.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 970 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Ultimamente tenho percebido que os blogs tem trabalhado bastante. O resultado disso são tutoriais de qualidade com assuntos atualizados na área de Geotecnologias. Graças a Deus que você e o Esdras tem dado atenção espacial ao Kosmo GIS, parabéns! Um tutorial muito bem explicado que expressa em cada linha o árduo trabalho que o blogueiro tem para difundir o uso da ferramenta GIS livre. O Kosmo GIS é um SIG livre que apresenta um grande desempenho durante a edição de arquivos vetoriais, por isso não podemos perdê-lo de vista!

    • Oi Jorge,
      Sempre bom ter você por aqui. Realmente o Kosmo merece muito destaque entre as ferramentas open source para SIG.
      Um Abraço!

1 Trackback / Pingback

  1. Lista de Tutoriais do SIG Kosmo na Blogosfera

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*