Conversão entre Geometrias no Kosmo GIS

Hoje estou disponibilizando mais um tutorial sobre o Kosmo GIS, versão 2.0. O tema desta vez é a conversão entre geometrias, mais especificamente a transformação de polígono para linha e de linha para polígono, um procedimento bastante útil em atividades de edição de base cartográfica.

A figura abaixo representa o shapefile utilizado no tutorial, o qual pode ser baixado clicando aqui.

Tutorial - Conversão de Geometrias

A versão em PDF do tutorial já está disponível na seção correspondente do Portal ClickGeo, ou diretamente neste endereço.

Como vocês poderão observar, este procedimento nos oferece a possibilidade de salvar o resultado da conversão em diversos formatos de arquivos, por exemplo: shapefile, DXF, KML e GML, além de armazenar o resultado na forma de uma tabela em um banco de dados.

O que achou do tutorial? Deixe sua opinião nos comentários.

Em um momento futuro vou ensinar sobre as conversões envolvendo pontos.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

3 Comentários



  1. Ultimamente tenho percebido que os blogs tem trabalhado bastante. O resultado disso são tutoriais de qualidade com assuntos atualizados na área de Geotecnologias. Graças a Deus que você e o Esdras tem dado atenção espacial ao Kosmo GIS, parabéns! Um tutorial muito bem explicado que expressa em cada linha o árduo trabalho que o blogueiro tem para difundir o uso da ferramenta GIS livre. O Kosmo GIS é um SIG livre que apresenta um grande desempenho durante a edição de arquivos vetoriais, por isso não podemos perdê-lo de vista!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *