Consumindo Serviços OGC no QGIS – WMS

QGIS: OGC - WMS e WFSA Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) é uma fonte importante de dados geográficos. São oferecidas centenas de camadas de informação sobre diversos temas, disponíveis nos padrões estabelecidos pelo Open Geospatial Consortium (OGC). Você sabe como consumir estes serviços em ambiente SIG? Neste tutorial iremos aprender como consumir um Web Map Service (WMS) utilizando o Quantum GIS (QGIS).

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Geovane Tavares Cavalcante, natural de Vitória/ES. Possui graduação em História e trabalha há algum tempo com Geotecnologias, em especial aplicadas à Arqueologia. Mora em Curitiba/PR. Tem experiência na área de Análise Ambiental. Conheça seu blog em: http://geovanetavares.blogspot.com.br/

O QUE É A INDE E O QUE SÃO SERVIÇOS OGC

Antes de começarmos a aprender como realizar este procedimento é importante que o leitor entenda o que é a INDE e o que são os padrões OGC, em especial os serviços WMS. Para isso, peço que leiam, por favor, os links abaixo:

De posse deste conhecimento, podemos começar os trabalhos de forma efetiva.

ONDE OBTER DADOS WMS

 No link a seguir você terá acesso à página do Catálogo de serviços da INDE. Para este exemplo, escolha a opção WMS > WMS IBGE.

WMS - IBGE

Na janela que será aberta, clique em Layer Preview.

OGC - IBGE

Será aberta uma extensa lista de layers disponíveis. Neste exemplo utilizei a ferramenta de pesquisa para encontrar a camada “e1000_curva_nivel“. Clique em OpenLayers.

OpenLayers - INDE

O mapa que será aberto está ilustrado abaixo.

 OpenLayers - IBGE - Curvas de Nível

Copie a primeira parte da URL que aparece no navegador, conforme destacado na imagem a seguir.

WMS

ACESSANDO DADOS WMS NO QUANTUM GIS

No Quantum GIS, acesse o menu Camada > Adicionar dados WMS… ou utilize o ícone correspondente na barra de ferramentas..

Adicionar Camada WMS

Na tela a seguir, clique em Novo. Na nova caixa de diálogo criaremos uma nova conexão WMS. Nos detalhes, informe um nome para sua integração (pode ser qualquer um) e, o mais importante, a URL, que obtivemos na etapa anterior mostrada neste tutorial. Neste nosso caso não é necessário fornecer informações de usuário e senha, pois os dados são de uso público e não restrito. Ao final, clique em Ok.

Adicionar WMS

Clique em Conectar. Em seguida escolha a camada que deseja visualizar no QGIS. Vale lembrar que usaremos como exemplo a camada “e1000_curva_nivel“. É possível indicar o tipo da imagem que será visualizada e aspectos do sistema de referência. Por fim, clique em Adiciona.

Adicionar camadas de um Servidor

O resultado da visualização pode ser visto no Quantum GIS, como ilustado abaixo.

WMS no Quantum GIS

Missão concluída com sucesso. O que acharam deste tutorial? Agradeço se puderem deixar suas sugestões e observações. Futuramente enviarei para publicação a continuação desta série, desta vez focando no serviço WFS.

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

12 Comments on “Consumindo Serviços OGC no QGIS – WMS”

  1. Cézar Augusto de Souza Vale disse:

    Anderson Medeiros tem como ao invés de colocar o link do IBGE, colocar a URL do SIGCAR que eu não sei qual é, par ver todos os imóveis cadastrado no SIGCAR ????

  2. Marcos Olveira disse:

    Anderson Ótimo Material parabéns! Se caso eu necessite de um recorte do material que geralmente vem em um arquivo Raster e queira transforma-lo em SHP tenho como fazer essa operação ?

  3. Ótima dica sobre o serviço WMS do SDS, Camile. Muito Grato.

  4. Prezado Anderson,

    Estou com uma dúvida. Criei uma camada no I3geo, mas qdo vou criar o WMS pelo Qgis 2.8 o mapa não aparece plotado, apenas a legenda fica disponível na área de controle do Qgis. Será que você poderia me ajudar? No I3geo tudo funciona perfeitamente. Obrigado!

  5. Muito bom tuturial. Já uso à algum tempo.
    Só que agora surgiu um problema, pois usava também a fotografia aérea (BING) através do WMS e deixou de dar. Existe alguma solução?
    Abraço

  6. Karl Koerner disse:

    Muito massa, didático e extremamente útil!

  7. Mário Farias disse:

    Muito bom. E como faz para consumir um WFS?
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *