Conheça o Software QuikGrid

QuikGrid: Software para Modelos Digitais de Elevação

Em seus estudos e projetos há demanda de trabalho envolvendo geração e manipulação de Modelos Digitais de Elevação (MDE)? O software QuikGrid é um programa gratuito que se propõe a ser uma poderosa ferramenta para atividades deste nicho de aplicação!

QUIKGRID: SOFTWARE PARA MANIPULAÇÃO DE MDE

O site oficial do programa afirma que ele pode ser considerado uma boa opção ao software comercial Surfer, inclusive permitindo a interoperabilidade de dados com o mesmo. A versão mais recente do QuikGrid é a 5.4.

Conheça o QuikGrid

Funciona da seguinte forma: O QuikGrid lê um conjunto de pontos de dados a partir de suas coordenadas (x, y, z) para representar uma superfície. Ele gera uma grade utilizando esses dados e em seguida exibe a superfície como uma mapa de contorno ou como uma representação em 3D.

O botão esquerdo do mouse pode ser usado para alterar o zoom e mover sobre a área de visualização. O botão direito do mouse pode ser usado para exibir informações sobre as coordenadas da grade gerada e dos pontos utilizados.

Conheça o Software QuikGrid

O programa é bem de usar. Ele pode ser executado em plataformas de hardware modestas, ou seja, não há grande necessidade de alta capacidade de processamento.

Ele é bem adequado em situações em que se deseja ter uma rápida olhada em um conjunto de dados de pontos, por exemplo, em condições de campo, onde talvez apenas um computador portátil esteja disponível.

DOWNLOAD DO QUIKGRID E MANUAL DO USUÁRIO

Nos três links a você terá acesso, respectivamente, à página inicial do site do projeto, área de download do aplicativo e à documentação do programa:

Matérias relacionadas com este assunto:

O que acharam desta dica? Comentem!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

9 Comments on “Conheça o Software QuikGrid”

  1. Ola Anderson. Você sabe se com esse QuikGrid da pra trabalhar com imagens do TOPODATA. Tipo: gerar declividade, hipsometria etc.

  2. hermes andrade fonseca disse:

    gostoria de saber como eu faço para fazer este curso de geoprocessamento a distancia

    1. Olá Hermes, tudo bem?
      No momento não estamos oferecendo treinamentos à distância, apenas na modalidade in company.
      Abraço!

  3. Murilo Cardoso disse:

    Muito bom, Anderson! Sabe dizer se ele faz interpolação?

    1. Oi Murilo, tudo bem?
      Na documentação menciona sobre interpolação, mas cita algumas limitações. Não li ainda em detalhes sobre este ponto.
      Obrigado por seu comentário e espero sua contribuição na pesquisa: http://goo.gl/UysGm
      Abraço!

  4. Esse programa aí vem bem a calhar. Já o baixei umas trocentas vezes, mas como não sei como iniciar nele e nem tenho mta paciência, acabo desistindo. Um abraço.

    1. Acredita que eu imaginei que você seria o primeiro a comentar esta postagem? Lembrei logo que você é “fã” do Surfer e realmente ele é um programa muito bom.
      Não encontrei muita coisa em português sobre o QuikGrid.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *