Conheça o Projeto TrackSource

Mapeamento geolocalização, posicionamento por satélite. Estes três termos podem resumir muito bem o assunto desta dica que você está lendo. Você gostaria de ter acesso gratuito à mapas de qualidade, confiáveis, para uso em seu aparelho GPS? Acreditaria que algo assim poderia ser fruto de um trabalho totalmente voluntário e colaborativo? Apresento agora o Projeto TrackSource, uma grande iniciativa que com certeza vai interessar à muitos dos leitores deste site sobre Geotecnologias.

PROJETO TRACKSOURCE

Conforme informado no próprio site oficial do projeto, o TrackSource é um projeto colaborativo e voluntário que tem por objetivo criar e distribuir gratuitamente mapas do Brasil para uso em GPS Garmin ou em navegadores que utilizem softwares compatíveis. Ou seja, o projeto produz e distribui de forma gratuita mapas roteáveis para GPS, com cobertura rodoviária de todo o Brasil e detalhamento urbano em mais de 3.000 Municípios!

Tracksource

Os mapas são atualizados mensalmente através do trabalho voluntário de centenas de desenvolvedores que acrescentam as vias e os pontos de interesse coletados por milhares de colaboradores.

Para obter mais informações sobre o sistema de posicionamento por satélites e como processar seus dados, acesse:

Você também pode colaborar com o projeto TrackSource. Como?

MAPEAMENTO COLABORATIVO

Projeto TrackSourceSe você tem vias e/ou pontos que ainda não constem nos mapas é possível enviá-los para os responsáveis pelo TrackSource. Essa colaboração é muito importante para tornar os mapas cada vez mais completos e atualizados!

O projeto também oferece uma importante ferramenta para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre GPS ou sobre a construção e utilização dos mapas, um fórum de discussões que, segundo o publicado no site, é “a maior comunidade sobre GPS no Brasil”.

O endereço oficial do projeto pode ser acessado clicando na imagem ao lado, ou no link a seguir:

Você conhece algum outro projeto interessante e que merece receber uma maior divulgação? Poste, por favor, sua sugestão nos comentários.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Universo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

3 Comentário

  1. Como faço para ter o mapa do projeto tracksource em shapefile?

  2. Paulo Carvalho disse:

    O Tracksource é controlado por um grupo fechado que obriga fidelidade por parte dos voluntários, expulsando aqueles que querem compartilhar o fruto do trabalho com outros projetos e não compartilha tecnologia nem os dados. Não precisa acreditar em mim, basta enviar e-mail a um dos administradores do grupo solicitando mapas-fonte e confirmarão o que estou dizendo.

    Querem mapas verdadeiramente gratuitos? Projeto OSM.

    http://gizmodo.uol.com.br/analise-openstreetmap/

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*