Alov Map – Aplicativo para Webmapping

O tema da vez são os mapas interativos disponibilizados na internet através da tecnologia de webmapping. Você já utilizou alguma vez um mapa deste tipo? Se sua resposta for “não” é melhor repensá-la. Se você utiliza o Google Maps, por exemplo, está na realidade utilizando uma ferramenta webmapping. Serviços online gratuitos como esse citado vieram massificar o uso das Geotecnologias. Mas talvez você se pergunte como disponibilizar informações geográficas na internet.

CONHEÇA MELHOR O ALOV MAP

Alov Map – Aplicativo para Webmapping

Hoje vou apresentar para vocês um software (aplicativo) que pode ser utilizado para este fim, em especial se sua aplicação for básica e o volume de dados não for grande. Conheça agora o Alov Map, um programa para webmapping.

Alov Map – Aplicativo para Webmapping

O Alov Map é um software livre escrito em linguagem Java. Sua principal função é publicar mapas interativos na internet. Foi desenvolvido pela Universidade de Sidney em 2002 e está disponível para download gratuito nas versões applet e servlet.

Com ele você poderá desenvolver aplicações de mapas interativos para internet ou intranet, publicando seus mapas temáticos para variáveis quantitativas ou atributos qualitativos.

O aplicativo oferece recursos para consulta à base de dados alfanuméricos, possibilidade de conexão com determinados Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), sistema de zoom, entre outras ferramentas para manipulação de dados vetoriais e matriciais.

UPDATE: O projeto do Alov Map foi descontinuado. Mas ainda é possível, caso você tenha interesse, utilizar o programa. Para fazer o download do programa e ter mais informações sobre ele, acesse os links abaixo:

Leia mais sobre o Alov Map:

Deixem seus comentários sobre o tema de hoje.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 988 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Olá!
    Gostaria de saber se ainda pode ser feito algum webmapping com o alov map?
    Baixei os dois aplicativos que têm nesse site, applet e servlet, mas dá erro.

    Obrigado!

    • Oi Gustavo, é possível sim.
      No caso, onde/como apareceu este erro? Qual foi a mensagem?
      Como deve ter lido aqui no site, o projeto foi descontinuado tem já alguns anos.
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*