Comparação entre Softwares de SIG e WebGIS

Comparação entre Softwares de SIG e WebGISRecentemente um interessante trabalho acadêmico realizou comparações interessantes entre alguns dos programas mais populares para aplicações em Sistemas de Informações Geográficas (gvSIG, QGIS e ArcGIS) e para criação de mapas interativos para internet (MapServer, GeoServer e ArcGIS Server). Veja alguns detalhes sobre este estudo e faça o download da publicação.

O MELHOR SOFTWARE DE GEOPROCESSAMENTO

Qual o melhor software para Sistemas de Informação Geográfica (SIG)? Qual o mais robusto programa para disponibilização de dados geográficos na internet? Estes questionamentos sempre aparecem em fóruns e listas de discussão sobre Geotecnologias. Em geral a resposta dada de forma mais coerente pode ser resumida em uma só palavra: Depende! Das aplicações desejadas e de outros fatores.

Já publiquei algumas sugestões sobre o que pode servir como norte ao escolhermos aplicativos para usar em projetos de Geoprocessamento:

COMPARAÇÃO ENTRE GVSIG, QGIS E ARCGIS

Pacote de SoftwareA publicação é escrita em inglês, e é na verdade uma dissertação de mestrado defendida em junho/2012. Tem como título Assessing the Robustness of Web Feature Services Necessary to Satisfy the Requirements of Coastal Management Applications.

O interessante é que ele faz uma comparação não apenas de características técnicas entre programas de um mesmo nicho, mas também de desempenho em vários aspectos entre aplicativos open source, entre si e com programas comerciais.

Veja abaixo um quadro resumo, extraído da página 13 da dissertação (pág. 19 do PDF) onde é feita uma breve comparação entre os programas Desktop Mapping para SIG: ArcGIS (proprietário mais comercializado no mundo e desenvolvido pela ESRI) e gvSIG e QGIS, que são softwares livres:

Comparação entre Softwares de SIG

Com certeza essas informações podem ser um bom começo nas pesquisas de quem deseja comparar estes três programas tão populares. Aproveito para indicar a leitura de alguns tutoriais recentes publicados aqui em nosso portal sobre alguns deles:

COMPARAÇÃO MAPSERVER, GEOSERVER E ARCGIS SERVER

O ArcGIS Server foi lançado há em substituição ao antigo ArcIMS e é indiscutível sua qualidade em fazer o que se deseja em publicação de mapas na web. Para mais detalhes sobre ele, recomendo que acesse e consulte:

Os softwares livres MapServer e GeoServer são os mais populares e provavelmente os mais completos nesta área. É interessante que já por um bom tempo há uma peleja salutar entre estes dois programas para webmapping.

No quadro a seguir, retirado da página 11 do trabalho (17 no PDF), você observará uma comparação inicial, básica, entre as características destes três programas. São indicados o site oficial, sistemas operacionais e tipos de dados suportados, licença de uso, entre outras informações.

Comparação entre Softwares de WebGIS

COMPARANDO SOFTWARES DE SIG E WEBGIS

Softwares de Geoprocessamento

Recomendo fortemente que faça o download desta dissertação de mestrado, tão bem elaborada por Jennifer R. Bauer. Nas mais de 40 páginas deste arquivo você encontrará quadros, gráficos e tabelas comparativas entre estes seis softwares, sob vários parâmetros e de uma forma bastante clara. Clique no link abaixo para baixar o material no formato PDF (900 KB).

  • [download id=”13″]

O que acham deste material? Conhecem algumas outras publicações que mostrem comparações relevantes entre aplicativos da área de Geotecnologias? Contribua com seus comentários e fique à vontade para divulgar esta matéria para seus contatos nas redes sociais!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

10 Comentários



    1. Interessante seu Post, mas fique com uma dúvida, se não me engano o ArcGIS se conecta ao PostGIS, porém não permite edições, isto só acontece com formato SDE no Banco de Dados Postgres. A ESRI não faria essa abertura pois desta forma ninguém compraria o ArcEditor ou Info.
      Abs

      Responder

  1. na verdade essa á uma “novidade” já aguardada por mim. ainda não li a dissertação, porém pelas tabelas expostas acima vejo que realmente o negócio tá bem parelho. minha maior avaliação no momento é até quando a ERSI poderá aguentar a pressão dos SIG’s livres, pois cada dia que passa estes se tornam mais atrativos pelas convergências de dados, melhor desempenho e interfaces mais agradáveis (com exceção do SPRING que continua lutando com sua interface medíocre!!).

    Anderson, o que vc acha sobre isso? teremos em breve um Arcgis mais aberto ao mercado consumidor, com licenças mais baratas para desbancar os SIG’s livres ou não?

    eu acredito que o futuro da ERSI é a acessibilidade do sistema (tendo em vista a pirataria, etc.), com ferramentas e plugins pagos. essa é minha visão.

    Responder

  2. Boa matéria, Anderson!
    Há tempos venho ensaiando elaborar essa lista, mas quando chego perto, o QGis evolui – como a integração com o Sextante agora. Ainda assim, você comparou de modo preciso: as tecnologias são parelhas. Ponto para a comunidade livre.

    Responder

    1. Olá Marcos, obrigado por seu comentário. Eu mesmo já havia procurado fazer algo similar, mas nunca finalizei também. Com certeza essa dissertação é um excelente trabalho!
      Um abraço!

      Responder

  3. Beleza de post.
    Só fiquei com uma dúvida: ArcGIS para Linux???
    Dei uma olhada no site da ESRI novamente e não consegui confirmar esta informação.
    Você sabe de algo?
    Dos proprietários, já utilizei o ENVI no linux, mas não tenho conhecimento de que haja outro do mesmo nível (ERDAS, IDRISI, PCI, etc.) para Linux (e vc?)
    Abç,
    Parabéns.

    Responder

      1. Uma ótima “novidade”.
        Entrarei em contato com a Imagem para saber mais.
        Valeu.
        Abç.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *