Comparação de Desempenho entre PostGIS e SpatiaLite

PostGIS e SpatiaLite

Quando o assunto é banco de dados geográficos temos várias opções open source de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) com extensão espacial. Nesta matéria vamos divulgar um artigo que fez uma comparação de desempenho entre PostGIS e SpatiaLite.

COMPARAÇÃO ENTRE EXTENSÕES ESPACIAIS DE SGBD

Sem dúvida, o PostGIS é mais conhecido que o SpatiaLite. Em nosso site temos vários materiais (tutoriais, apostilas e vídeos) onde o PostGIS é o foco. Você conhece o SpatiaLite?

 A extensão SpatiaLite permite que o SQLite suporte dados com geometria espacial. Isso se dá de uma maneira compatível com as especificações do Open Geospatial Consortium (OGC).

Comparação do desempenho de extensões espaciais de SGBD: PostGIS e SpatiaLite

No artigo Comparação do desempenho de extensões espaciais de SGBD: PostGIS e SpatiaLite, os autores Rodrigo Evangelista Delgado, Pedro Lucas Lopes Zimmermann e Ivanildo Barbosa aplicaram uma interessante metodologia para realizar este comparativo.

CRITÉRIOS USADOS – POSTGIS E SPATIALITE

Os seguintes critérios foram utilizados no comparativo de desempenho:

  • O primeiro critério de comparação entre as extensões é o suporte a funções especificadas pelo OGC;
  • O  segundo  critério  de  comparação  é  o  espaço  de  armazenamento  ocupado  pelas  tabelas preenchidas com os dados importados dos arquivos;
  • O  terceiro  critério  é  o  tempo  de  execução  das  consultas  envolvendo  funcionalidades espaciais (que são detalhadas no artigo).

É importante destacar que todos os testes foram realizados em um computador com processador Intel i7 2.20 GHz, com 8 GB de memória RAM.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE SGBD

Quer saber quais foram os resultados do artigo? Faça o download e leia na íntegra o trabalho a partir do link abaixo:

Vale lembrar que ambos os módulos avaliados na publicação se integram com programas populares de SIG, tais como o QGIS.

Leia mais sobre extensões espaciais para banco de dados e suas aplicações em SIG:

Aguardamos os seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 988 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*