Vetorização de Dados Raster no gvSIG

Vetorização de Dados Raster no gvSIG

Este tutorial ensinará como converter dados raster para vetores no formato shapefile usando o programa gvSIG. Procedimentos deste tipo são comuns quando se tem, por exemplo, uma imagem classificada e se deseja quantificar a área de cada uma das classes.

CONVERSÃO DE RASTER PARA VETOR USANDO GVSIG

Tenha em mente que aqui não estamos tratando do processo de PDI conhecido como classificação de imagens. Neste momento estamos considerando que esta etapa foi realizada anteriormente.

Para este nosso passo a passo vamos usar uma imagem classificada. Na imagem abaixo ela já foi importada no gvSIG.

Imagem de Satélite Classificada no gvSIG

Para iniciar o procedimento acesse o menu Ferramentas → Geoprocessamento → Caixa de Ferramentas, como ilustrado na imagem abaixo.

Operações de Geoprocessamento no gvSIG

Será aberta a “Caixa de Ferramentas” do gvSIG, que possui mais de 350 algoritmos para manipulação de dados geográficos. Na área de busca por termos chave, digite uma palavra relacionada com a tarefa que deseja realizar.

Neste caso usamos a ‘Vetoriza’. Em seguida dê um duplo clique na opção “Vetorizar camada raster (polígonos)“.

Caixa de Ferramentas do gvSIG: Vetorização

Na janela que será aberta basta indicar qual a camada matricial de entrada, neste exemplo chamada de IMG_CLASS. É preciso também indicar a pasta e o nome do arquivo vetorial de saída (que sempre será no formato shapefile). Para concluir, clique em OK.

Vetorizar Camadas Raster

O novo arquivo shapefile será automaticamente carregado na tela do projeto no gvSIG.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasSe você abrir a tabela de atributos notará que é criado um campo que armazena os valores dos DN (Digital Number) que podem ser utilizados para realizar junção de alguma tabela que possua o nome das classes.

Como converter dados raster para vetores no Software gvSIG

Logicamente, seu novo dado poderá ser utilizado para gerar mapas temáticos e ser manipulado de várias outras maneiras de seu interesse.

Como fazer a Vetorização de Dados Raster no gvSIG

O que achou deste tutorial sobre o gvSIG? Nos links abaixo você confere mais conteúdo sobre este excelente software de SIG.

Aguardem, logo teremos novos materiais sobre o gvSIG, seus usos e aplicações.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *