Utilizando o comando Batch no ArcGIS

BATCH in ArcGISPara todas as ferramentas do ArcToolbox é possível realizar o processo para vários arquivos ao mesmo tempo, por exemplo: tem-se 8 arquivos que se queira “clipar” e ao invés de utilizar a ferramenta Clip oito vezes, pode-se utilizar o comando Batch do ArcGIS, dessa maneira o trabalho é agilizado, pois as operações serão realizadas em lote. Neste tutorial iremos aprender como explorar este recurso poderoso programa para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) da empresa Esri.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

OPERAÇÕES EM LOTE NO ARCGIS

Recomendamos que leia outros tutoriais e dicas sobre o ArcGIS publicados em nosso site:

No exemplo a seguir, têm-se as bases de Cavernas, Rios, Ferrovias e Rodovias do Brasil e deseja-se recortar todas essas bases para contemplar apenas o estado de Minas Gerais.

Cavernas, Rios, Ferrovias e Rodovias do Brasil

Para fazer isso acesse: Ferramenta Clip: Abrir o ArcToolbox > Analysis Tools > Extract > Clip e utilize os seguintes parâmetros.

Clip

  • Input Features: Inserir o shapefile que será cortado;
  • Clip Features: Inserir o shapefile de referência para o recorte;
  • Output Feature Class: Nome e pasta para o arquivo de saída.

Agora, na ferramenta Clip utilizando o comando Batch: Abrir o ArcToolbox > Analysis Tools > Extract.

Ao invés de dar duplo clique na ferramenta Clip, clique com o botão direito e depois na opção Batch. A janela aberta apresenta as mesmas opções da janela Clip, porém, a configuração das opções a serem preenchidas aparece diferente.

Batch

Na janela representada abaixo, clique no símbolo [+] para adicionar a quantidade de campos desejáveis para realizar o procedimento. Para adicionar os arquivos, basta arrastar da Table Of Contents para o retângulo da opção correspondente, ou dar duplo clique no retângulo e adicionar.

Clip

No caso da opção Clip Features ser o mesmo shapefile para todas as opções, o usuário pode preencher apenas o primeiro retângulo, clicar com direito sobre ele e marcar a opção Fill. Essa opção preencherá os retângulos que se encontram abaixo com a mesma opção.

Pode-se repetir esse mesmo procedimento (Fill) para Output Feature Class e o usuário fica a cargo apenas de modificar, no próprio retângulo dando duplo clique, o nome do arquivo de saída.

Clip - ArcGIS

Observações importantes sobre o comando Batch:

  • A opção Fill não funciona quando o retângulo está selecionado;
  • Para remover um campo, clicar no último número (ex: 5) e logo no X;
  • Para alterar/deletar o nome de arquivos dentro do retângulo, dar duplo clique e alterar/deletar;
  • O comando pode ser utilizado em qualquer ferramenta presente no ArcToolbox.

Em resumo, o processo segue o seguinte fluxograma:

Comando Batch no ArcGIS

O que vocês acharam deste material? Gostaria de pedir que deixassem seus comentários e, se desejarem, façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

  • [download id=”56″]

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

6 Comentários


  1. Essa ferramenta me auxiliou bastante também.Eu perdia muito tempo em cada clip!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *