Utilizando o comando Batch no ArcGIS

BATCH in ArcGISPara todas as ferramentas do ArcToolbox é possível realizar o processo para vários arquivos ao mesmo tempo, por exemplo: tem-se 8 arquivos que se queira “clipar” e ao invés de utilizar a ferramenta Clip oito vezes, pode-se utilizar o comando Batch do ArcGIS, dessa maneira o trabalho é agilizado, pois as operações serão realizadas em lote. Neste tutorial iremos aprender como explorar este recurso poderoso programa para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) da empresa Esri.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

OPERAÇÕES EM LOTE NO ARCGIS

Recomendamos que leia outros tutoriais e dicas sobre o ArcGIS publicados em nosso site:

No exemplo a seguir, têm-se as bases de Cavernas, Rios, Ferrovias e Rodovias do Brasil e deseja-se recortar todas essas bases para contemplar apenas o estado de Minas Gerais.

Cavernas, Rios, Ferrovias e Rodovias do Brasil

Para fazer isso acesse: Ferramenta Clip: Abrir o ArcToolbox > Analysis Tools > Extract > Clip e utilize os seguintes parâmetros.

Clip

  • Input Features: Inserir o shapefile que será cortado;
  • Clip Features: Inserir o shapefile de referência para o recorte;
  • Output Feature Class: Nome e pasta para o arquivo de saída.

Agora, na ferramenta Clip utilizando o comando Batch: Abrir o ArcToolbox > Analysis Tools > Extract.

Ao invés de dar duplo clique na ferramenta Clip, clique com o botão direito e depois na opção Batch. A janela aberta apresenta as mesmas opções da janela Clip, porém, a configuração das opções a serem preenchidas aparece diferente.

Batch

Na janela representada abaixo, clique no símbolo [+] para adicionar a quantidade de campos desejáveis para realizar o procedimento. Para adicionar os arquivos, basta arrastar da Table Of Contents para o retângulo da opção correspondente, ou dar duplo clique no retângulo e adicionar.

Clip

No caso da opção Clip Features ser o mesmo shapefile para todas as opções, o usuário pode preencher apenas o primeiro retângulo, clicar com direito sobre ele e marcar a opção Fill. Essa opção preencherá os retângulos que se encontram abaixo com a mesma opção.

Pode-se repetir esse mesmo procedimento (Fill) para Output Feature Class e o usuário fica a cargo apenas de modificar, no próprio retângulo dando duplo clique, o nome do arquivo de saída.

Clip - ArcGIS

Observações importantes sobre o comando Batch:

  • A opção Fill não funciona quando o retângulo está selecionado;
  • Para remover um campo, clicar no último número (ex: 5) e logo no X;
  • Para alterar/deletar o nome de arquivos dentro do retângulo, dar duplo clique e alterar/deletar;
  • O comando pode ser utilizado em qualquer ferramenta presente no ArcToolbox.

Em resumo, o processo segue o seguinte fluxograma:

Comando Batch no ArcGIS

O que vocês acharam deste material? Gostaria de pedir que deixassem seus comentários e, se desejarem, façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

  • [download id=”56″]

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

8 Comentário

  1. Tenho um shape com vários poligonos de lotes de um assentamento, tenho também as classes de mapeamento do CAR (cadastro ambiental rural) deste assentamento (uso consolidado, rios, remanescente de vegetação, reserva legal, nascentes, etc.). Tem como fazer o corte automático, utilizando o shape com vários poligonos de lotes, para cortar cada classe de mapeamento do CAR, tendo como arquivos de saída as classes de mapeamento por lote? Ou teria que ter cada poligono de lote em shapes separados?

  2. Muito obrigado pela dica. Perdi muito tempo fazendo um de cada vez. Sabia que você tinha a solução 🙂

  3. Essa ferramenta me auxiliou bastante também.Eu perdia muito tempo em cada clip!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*