Criação Automática de Shapefiles no ArcGIS a partir de Coordenadas

Tabela ArcGISNo software ArcMap do sistema ArcGIS é possível gerar automaticamente shapefiles de geometria pontual a partir de tabelas oriundas do Microsoft Office Excel. Para isto basta que nelas contenham os valores das coordenadas latitudinais e longitudinais dos pontos de interesse. Veja a seguir como o procedimento é simples, porém eficiente e com grande aplicabilidade.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Jéssica Gerente, graduanda do 6º semestre do curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto – GeoLab/UDESC. Atua na área de Geotecnologias há menos de um ano.

TRANSFORMAR COORDENADAS EM LAYER NO ARCGIS

 1. Insira os valores das coordenadas de modo que as latitudes e longitudes fiquem especificadas em sua tabela para posterior correlação no software ArcMap. Como formato de saída, você pode escolher o padrão do Excel (“.xlsx”, por exemplo).

Tabela de Coordenadas

2. Adicione a tabela no software ArcMap, com atenção para a seleção correta da aba de sua planilha.

Adicione a tabela no software ArcMap

Seleção correta da aba de sua planilha

3. Com a planilha adicionada na “Table Of Contents“, clique com o botão direito do mouse em seu respectivo ícone e abra a opção “Add XY Data…

Com a planilha adicionada na “Table Of Contents”, clique com o botão direito do mouse em seu respectivo ícone e abra a opção “Add XY Data...”

4. Na janela “Add XY Data“, selecione os campos de sua tabela que contenham os valores X, Y e/ou Z e clique em OK.

Note que na tabela de atributos não há nenhum campo padrão do ArcGIS como “FID” ou “ObjectID“, há somente os criados no Excel, isto indica que o dado visualizado não é um shapefile.

Add XY Data

5. Caso apareça uma mensagem com a informação de que os pontos gerados serão aptos somente para visualização, clique em OK.

Mensagem com a informação de que os pontos gerados serão aptos somente para visualização

6. Será criado então um arquivo temporário (“on the fly“) de pontos que representam cada coordenada geográfica contida na tabela inserida.

Clique com o botão direito do mouse neste novo ícone gerado e selecione “Data…“, depois “Export Data…” para que os pontos sejam exportados para o formato shapefile.

Será criado então um arquivo temporário (“on the fly”)

7. Para finalizar, adicione o novo shape e perceba que agora em sua tabela de atributos existem dois novos campos (padrões do formato “.shp”) criados automaticamente. Isto indica que agora cada atributo possui uma identificação própria vinculada ao banco de dados.

Criação automática de shapefiles a partir de tabelas do Excel

Assim realizamos no ambiente do ArcGIS a criação automática de shapefiles. Este tutorial está disponível na versão PDF:

Nos links a seguir você poderá encontrar outras dicas que envolvem o uso do ArcGIS:

Este tutorial é participante do II Concurso Cultural – Tutoriais de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

18 Comentários


  1. Anderson, tenho dois shps um polígono com nome de bairros e outro shp de linhas com nome de ruas, quando preparo o mapa ou fica o nome das ruas ou fica o nome do bairro como faço para ficar os dois textos ao mesmo tempo?

    Responder

  2. Fiz a tabela em UTM. Tem como criar os shapes mesmo assim? Não estou conseguindo. Me ajude por favor.

    Responder

  3. oi. segui esse procedimento mas as coordenadas foram parar numa localidade totalmente diferente. depois disso tentei fazer projeção da shapefile para o sistema de coordenadas supostamente correcto mas não resolve…. alguma dica? obrigado.

    Responder

  4. O desenha o um polígono Qgis mandei salvar e gerou um arquivo qgs e estou necessitando de um arquivo shafile. Como converter arquivo qgs para shafile ou salvar direto com arquivos shafile?

    Responder

  5. Hi pessoal, tenho muito orgulho de ser um dos Moçambicanos que tanto aprendi com Anderson Medeiros, cara voce muita coisa na minha profissão, no inicio tive varios problemas mas logo sabia que a solução passa necessariamente na leitura dos seus manuais, gratos mano

    Responder

  6. Boa noite
    Preciso fazer um programa em Python para criar uma shapefile e depois importar coordenadas de um ficheiro txt para essa shapefile, alguém me pode ajudar? Obrigado

    Responder

  7. Cara seus comentarios tem sido optimos no meu trabalho com mapas.
    Ora bem, meu chefe deu me um trabalho sobre criar poligonos, eu fiquei pensando se nao existe uma forma de criar poligonos atraves de pontos XY?

    Help please

    Responder

      1. Aé, voce pode me enviar/postar esta tecnica que tanto preciso, isto é, criar poligonos atraves de pontos xy no arcmap 9.3?

        Sou muito gratos pelo help,so de saber que tem gente no mundo que compartilham conhecimentos ja é motivo de orgulho de todos Moçambicanos

        Responder

  8. Olá Anderson.

    Segui o tutorial porém na hora de selecionar X Field e Y Field só aparece a opção “Ponto”. Minha tabela está semelhante a do tutorial, com latitude e longitude. Como posso resolver? Obrigado!

    Responder

  9. Olá! Bem legal e explicado o tuto!
    Gostaria de saber se existe também uma maneira de gerar linhas por meio de tabelas.
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Jhonatan.
      Não sei se você já resolveu seu problema, mas uma forma de criar linhas a partir de tabelas é com o XY to Line. O caminho no ArcToolbox é Data Management Tools/Fetures/XY to Line.
      Abço
      Bessa

      Responder

  10. Anderson, minha planilha, mesmo importando-a e forma de texto do bloco de notas, aparece com campo com valores “NULL” após importada no arcgis. O que pode estar acontecendo?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *