Descubra o Código das Cores para Seu Mapa com o JCPicker

Descubra o Código das Cores para Seu Mapa com o JCPicker

Nesta matéria iremos apresentar um programa gratuito que pode nos ajudar na escolha de cores para os nossos mapas temáticos. Conheça a partir de agora o Just Color Picker (JCPicker).

Quando trabalhamos com a geração de mapas, principalmente temáticos, a escolha da cor adequada para representar cada classe na espacialização do fenômeno é um fator de grande importância, pois se não feita de forma adequada, pode prejudicar a qualidade do produto final.

O QUE É O JUST COLOR PICKER – JCPICKER

O JCPicker é um aplicativo gratuito, disponível para plataforma Windows e que é totalmente portátil (portable), ou seja, dispensa instalação. Praticamente não vai ocupar espaço no seu HD (fixo ou externo) ou pen drive, pois o arquivo executável não chega 0,5 MB.

Ele consiste em uma ferramenta que captura a cor de um pixel de sua escolha em qualquer área da tela e exibe o código em uma variedade de formatos (HTML, RGB, HEX, HSB / HSV e HSL).

Para entender a aplicabilidade deste programa, observe a seguinte situação: Importei para um software de SIG um mapa (shapefile) com a divisão do Estado do Pará de acordo com determinados critérios regionais. Após usar a classificação por categorias segundo o campo com os dados nominais das regiões, eis as cores que o programa “escolheu” aleatoriamente.

Pará - Regiões de Integração

Como se pode ver facilmente as cores empregadas no mapa acima não proporcionam uma sensação visual agradável, além disso algumas delas ficaram com tons muito próximos. Concorda?

Embora, em geral, se possa fazer alguns ajustes manualmente alterando o código RGB ou HSV ou importando um conjunto de cores pré-definido para o programa, muitas vezes eu opto por usar o JCPicker para descobrir qual o código RGB que utilizei em outros mapas cuja representação também seja útil para o mapa atual.

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO JCPICKER

Executando o arquivo jcpicker.exe você poderá escolher o idioma da interface do programa. Caso pretenda usar o programa na lingua portuguesa, não adianta procurar entre as “bandeiras” a do Brasil, pois ela não está disponível ainda. Nesta condição, escolha a de Portugal.

Escolha de Idioma no JcPicker

O uso do programa é bem intuitivo. Você escolhe o tipo de código que deseja capturar (conforme a figura abaixo) e posiciona o ponteiro do mouse sobre a área onde está a cor que você deseja usar.

Captura de Código

No caso do mapa mostrado acima, selecionei algumas cores, 12 (doze) para ser mais exato, e depois alterei o código nas propriedades da camada de informação, já no ambiente SIG (Quantum GIS).

O resultado foi o seguinte:

Mapa Temático - Regiões de Integração

Achou interessante o JCPicker? Obtenha mais informações sobre o aplicativo e faça o download gratuito a partir do site oficial:

Para ler mais sobre escolha de cores para mapas, recomendo a leitura da dica sobre uma ferramenta online (ColorBrewer) dada no artigo sobre este tema publicado na edição 2 da Revista FOSSGIS Brasil, páginas 44 – 47.

Cursos Online na Área de Meio Ambiente

O que acharam desta dica? Seus comentários são muito importantes para continuidade deste trabalho.

Matérias Relacionadas com o tema de hoje:

Aguardamos os seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comentários


  1. Eu, particularmente, prefiro o PICPICK: http://www.picpick.org/. Além da ferramenta de captura de cores, tem lente de aumento, diversas opções de captura de tela, captação de códigos de cores, régua de pixels. Além de pequeno, iniciar com o windows (fica ao lado do relógio), gratuito e em português do Brasil. Vale conferir!

    Responder

  2. Excelente dica! Adorei. Agora, não preciso forçar os olhos e nem o velho método de “tentativa e erro” p chegar na cor desejada. Mto obrigado e gde abs.

    André

    Responder

  3. Anderson,

    Uma boa idéia dos autores e uma boa divulgação sua, pra variar.
    Acho que essa é uma dúvida de muitos.
    Baixei o programa e vou utilizá-lo sempre.
    Obrigado e um abraço.

    Assis Araújo.

    Responder

    1. Grande Assis, obrigado pelo comentário.
      Conheci esse aplicativo em 2009 e desde então sempre o “carrego” comigo pois ele sempre se mostra útil em meus projetos.
      Um forte abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *