Como Recortar Dados Vetoriais no ArcGIS

Como Recortar Dados Vetoriais no ArcGIS

Este tutorial de ArcGIS explica de forma simples e direta como podemos recortar um dado geográfico vetorial de acordo com uma camada máscara que define sua região de interesse. Esta operação é conhecida comumente por CLIP.

FERRAMENTA CLIP NO ARCGIS

Para este exemplo vamos trabalhar com duas camadas. Uma delas apresenta toda a hidrografia do Brasil e a outra o limite estadual de Minas Gerais.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasA ideia é recortar a hidrografia para este estado.

Como Usar o CLIP no ArcGIS

A imagem a seguir, com a ordem das camadas alteradas, nos ajuda a perceber o que queremos obter como resultado da operação.

Tutorial: Como Usar o CLIP no ArcGIS

É tudo bem simples. Acesse o menu Geoprocessing → Clip → Clip.

Como Recortar Dados Vetoriais no ArcMap

Em Input Features escolhemos a camada que possui os limites de nossa região de interesse, neste caso o polígono MG. Em Clip Features indique o plano de informação que será recortado, ou seja hidrografia.

Especifique onde será gravado o arquivo a ser gerado e conclua clicando em OK.

Recortar Dados Vetoriais

O resultado surgirá na tela em poucos instantes e está ilustrado na imagem a seguir.

Como Recortar Dados Vetoriais no ArcGIS

Simples, não é? Temos outras dezenas de dicas sobre uso do ArcGIS para manipulação de dados vetoriais e matriciais. Confira alguns:

Temos também outros materiais sobre SIG para o recorte de dados. Veja alguns tutoriais:

Aguardamos os seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*