E-book: Cartografia, Incêndios e Software Livre

Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Open Source

Os softwares livres de Geoprocessamento tem conquistado, em especial nos últimos anos, um espaço de grande confiança em vários nichos de atuação das Geotecnologias que antes eram dominadas exclusivamente por ferramentas proprietárias, comerciais. Uma publicação que destaca isso tem o título Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Open Source.

CARTOGRAFIA COM OPEN SOURCE APLICADO AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

O material, de autoria do português Pedro Nuno Gomes Venâncio, foi publicado em 2010. Como já citado, o título do trabalho é Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Software Open Source. No total, o arquivo PDF tem 41 páginas de rico conteúdo metodológico que pode ser aplicado em diferentes partes do mundo.

O objetivo do trabalho foi demonstrar a capacidade dos aplicativos open source de SIG, também conhecidos pela sigla FOSS4G, para elaboração de Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios e Planos Operacionais dos Municípios.

Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Open Source

Em termos de programas computacionais foram utilizados nos estudos desenvolvidos os seguintes: QGIS, GRASS, gvSIG com extensão Network Analysis, FWTools, PostgreSQL e PostGIS, GeoServer, OpenLayers e MapFish Client, GIM e OpenOffice.

DOWNLOAD: GEOTECNOLOGIAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS

Dentre os destaques que você poderá encontrar no sumário da obra estão as explicações metodológicas sobre a importação de dados para o GRASS, aplicação de Modelos Digitais de Terreno (MDT), cálculo de probabilidade, susceptibilidade, periculosidade, vulnerabilidade e valor econômico e de risco.

Obtenha sua cópia do material a partir do link abaixo:

A licença da obra permite que outros misturem, adaptem e utilizem a obra em outros trabalhos, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original e que licenciem as novas criações em termos idênticos ao indicado em sua página dois.

Como dica adicional, acesse também os seguintes conteúdos que falam sobre este mesmo trabalho: QGIS e Cartografia de Perigosidade e Risco de Incêndio Florestal em Portugal e Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica.

E veja também estas outras matérias sobre aplicações relacionadas do Geoprocessamento:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *