Cálculo de Áreas e Perímetros no Kosmo SIG

Cálculo de Áreas e Perímetros no Kosmo SIGO cálculo de áreas e perímetros de feições geométricas são uma atividade muito comum no ambiente dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta é uma tarefa simples, mas que ainda gera um grande leque de dúvidas na mente de muitos que começam a trabalhar com Geotecnologias. Neste tutorial vamos aprender como é fácil realizar este procedimento a partir do software livre Kosmo.

CALCULAR ÁREAS E PERÍMETROS AUTOMATICAMENTE

Em geral, os programas para SIG oferecem mais de um caminho para determinarmos o valor de áreas e perímetros. A partir de agora aprenderemos como fazer estes cálculos de forma automática, de modo que o resultado fique gravado na tabela de atributos. Como já mencionado, utilizaremos o Kosmo para este processo, um software com características notáveis.

Sobre o cálculo de perímetros e áreas em programas gratuitos de Geoprocessamento, recomendo que leia os seguintes tutoriais:

Utilizaremos um shapefile com as geometrias representativas de alguns dos bairros do município de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. O sistema de coordenadas utilizado neste exemplo é UTM. Os dados estão localizados na zona 25 S.

Kosmo SIG: Cálculo de Áreas

Torne a camada editável acessando o menu flutuante disponível quando clicamos com o botão direito sobre o nome do mapa.

Kosmo SIG: Edição de Camadas

Em seguida, acesse o menu Ferramentas > Cálculo > Calcular área e perímetros.

Kosmo SIG: Cálculo de Áreas e Perímetros

Na janela aberta a seguir informe o nome do campo que receberá os dados de área e também qual coluna terá as informações sobre perímetro. Note que há opção para determinar apenas uma ou as duas variáveis. Em seguida, clique em Aceitar.

Kosmo SIG: Cálculo de Perímetros e Áreas

O resultado desta operação pode ser observado na ilustração abaixo.

Kosmo SIG: Tabela Perímetros e Áreas

É importante destacar que os campos que receberão os dados devem ser criados de forma adequada. Por exemplo, não armazenamos dados de área em um campo do tipo string (texto). Utilize um campo do tipo inteiro (integer) ou double.

Assim, calculamos de forma fácil os valores dos perímetros e das áreas. O que acharam? Em 2013 apresentaremos um tutorial sobre o uso da calculadora de campos no Kosmo SIG. Deixem seus comentários e leia também:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

8 Comments on “Cálculo de Áreas e Perímetros no Kosmo SIG”

  1. Abrahão Dias da Silva disse:

    como faço para conseguir as coordenadas do perímetro de um município? Alguém pode me ajudar

  2. Waltterlenne disse:

    Queria saber se existe um software para agricultura volatado para plantio.

  3. Anderson, gostaria que me informasse se existe algum tipo de gps (garmin modelo qualquer) que me calculasse a área de uma figura sendo que os pontos seriam ligados sem considerar o caminho para consegui-los. Explico : acionaria o primeiro ponto da figura e a distancia do 1º para o 2º ponto seria o de uma reta independente do caminho que percorresse para chegar ao 2º ponto, isto para todos os pontos informados até o fechamento da “figura”.
    Agradeço qualquer informação que possa me dar.
    Obrigado.

  4. Edno Q Camara disse:

    Tenho um Garmin GPSMap 76CSx e uso numa pequena fazenda, bem como colaboro com alguns amigos dentro das minhas limitações.
    Ando procurando um softer bem simples mas que possa calcular a area de um polígono com coordenadas geográficas nos vértices.

    Vou tentar usar sua orientação, usando o Kosmo SIG, para obter as medidas de area de pequenas glebas agrícolas, formando polígonos irregulares digitando as coordenadas dos vértices.

    Estou solicitando sugestões de fácil uso com algum Softer free.

    Muito grato.
    Edno
    ——————————-

    1. Olá Edno, como vai?
      O seu comentário é o primeiro de 2013! 🙂
      Tanto o Kosmo como o gvSIG são softwares livres e simples de utilizar.
      Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *