10 Excelentes Blogs Brasileiros sobre Geoprocessamento

Blogs GeotecnologiasVocê costuma acompanhar os diversos blogs sobre Geotecnologias que existem na blogosfera brasileira? Quais você conhece? Alguns estão há anos no ar, outros há apenas alguns meses. No caso deste site (ou blog) que você está lendo, começamos a publicar material sobre Geoinformação no início do ano de 2008. Nesta matéria irei comentar sobre os dez blogs sobre Geoprocessamento, suas tecnologias e aplicações que leio com maior regularidade. Espero que gostem desta seleção.

BLOGS SOBRE GEOTECNOLOGIAS

Este tema, o uso de blogs como canal de conhecimento sobre Geotecnologias, já foi abordado em outras ocasiões aqui em nosso site. Por exemplo, veja as matérias:

Você conhece algum blog que não foi citado nas listas acima? Comente deixando sua indicação de link.

BLOGS BRASILEIROS SOBRE GEOINFORMAÇÃO

Quero destacar que os blogs citados nesta lista estão apresentados não em ordem de importância ou de qualidade, mas sim em ordem alfabética. Selecionei de cada um deles três artigos/tutoriais como amostra do rico conteúdo que os leitores poderão encontrar nesses repositórios de conhecimento. Segue então a lista dos blogs sobre Geotecnologias que eu, Anderson Medeiros, leio com maior frequência:

1. CARTA GEOGRÁFICA

Carta Geografica

URL: http://cartageografica.blogspot.com.br/

Autor: José Carlos Júnior

Descrição: Matérias sobre projetos e pesquisa em Geografia. Publicação de diversos tutoriais sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Artigos em Destaque:

2. FERNANDO QUADRO

Fernando Quadro

URL: http://fernandoquadro.com.br/

Autor: Fernando da Silveira Quadro

Descrição: Notícias sobre lançamentos na área de Geotecnologias com software livre, em especial para webmapping. Uma das maiores referências em português sobre GeoServer e OpenLayers.

Artigos em Destaque:

3. GEOBRAINSTORMS

GeoBrainStorms

URL: https://geobrainstorms.wordpress.com/

Autor: Diversos

 

Descrição: Publicam tutoriais bastante didáticos sobre manipulação de banco de dados, sensoriamento, SIG e desenvolvimento para Geoprocessamento com base em diferentes softwares.

Artigos em Destaque:

4. GEOPROCESSAMENTO PARA LINUX

Geoprocessamento para Linux

URL: https://geoparalinux.wordpress.com/

Autor: Esdras Andrade

Descrição: Dicas e tutoriais sobre Geoprocessamento com software livre, voltado para plataforma Linux. Entre os programas que recebem maior destaque no blog estão o gvSIG e o Quantum GIS (QGIS).

Artigos em Destaque:

5. GEOSABER

Blog Geosaber

URL: http://www.geosaber.com.br/

Autor: Sidney Goveia

Descrição: Dicas e notícias sobre Geoprocessamento. Apresenta abordagem focada no uso de softwares livres.

Artigos em Destaque:

6. GEOTECNOLOGIAS – LUÍS LOPES

Geotecnologias - Luis Lopes

URL: http://www.geoluislopes.com/

Autor: Luís Lopes

Descrição: Seguindo o lema “Pelo prazer de compartilhar informações”, o blog publica tutoriais sobre programas como QGIS, TerraView, ArcGIS, entre outros. Colunistas convidados publicam sobre conceitos em Cartografia e desenvolvimento para Geoprocessamento.

Artigos em Destaque:

7. IDEA PLUS GEO

iDea Plus Geo

URL: http://www.geoluislopes.com/

Autor: Eliazer Kosciuk

Descrição: O software com maior destaque no blog é o gvSIG.  Os tutoriais são preparados de forma bastante prática e o autor procura está disponível para tirar as dúvidas dos leitores.

Artigos em Destaque:

8. MURILO CARDOSO

Murilo Cardoso

URL: http://murilocardoso.com/

Autor: Murilo Cardoso

Descrição: O blog foca no ensino de Geografia, mas não apenas, utilizando para isso as ferramentas das Geotecnologias. Estão disponíveis tutoriais de programas como QGIS e ArcGIS em diversos formatos, incluindo vídeos.

Artigos em Destaque:

9 . PROCESSAMENTO DIGITAL

Processamento Digital

URL: http://www.processamentodigital.com.br/

Autor: Jorge Santos

Descrição: Repleto de dicas e tutoriais extremamente completos e didáticos, o blog possui um dos maiores, se não for o maior, número de tutorias sobre aplicativos para SIG e processamento digital de imagens. O leque de programas abordados é imenso. Só para citar alguns: ArcGIS, MapWindow, QGIS, gvSIG, Kosmo SIG, Diva-GIS, Spring e Envi.

Artigos em Destaque:

10. SADECK – GEOTECNOLOGIAS

Sadeck - Geotecnologias

URL: http://www.processamentodigital.com.br/

Autor: Luís Sadeck

Descrição: Dispensa apresentações este blog. Um dos mais bem conceituados na área de Geotecnologias, vem publicando também desde 2008 diversos tutoriais e artigos sobre Geoprocessamento em suas diversas facetas. Diversos programas são abordados no material publicado.

Artigos em Destaque:

____________________________________________________________

Aguardo agora os comentários de vocês sobre essa lista. Recomendo que leia também:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comments on “10 Excelentes Blogs Brasileiros sobre Geoprocessamento”

  1. Jorge Santos mandando muito bem! Muito orgulho de ver um amigo desenvolver com tanto profissionalismo um espaço como o Blog dele de Processamento Digital.

  2. Leandro Gregorio disse:

    Ola Anderson

    Gostei muito do seu blog tem um conteúdo bem diversificado
    e gostei do post sobre os melhores blogs de geoprocessamento
    Parabéns

  3. Olá Anderson,

    Obrigado por incluir meu blog neste seleto grupo. Este autores publicam conteúdo com excelência. Assim como seu blog, estou ativo desde 2008 também.

    Já “pegando o gancho”, listaria estes 10 e incluiria o “andersonmedeiros.com” com certeza.

    Abraço, meu amigo.

    1. Luís,
      Fico contente com sua visita. Essa postagem tem feito grande sucesso e isso certamente se dá pela qualidade dos sites aqui citados.
      Foi um prazer citar o seu blog nessa lista.
      Abraço!

  4. José Santos disse:

    Os meus parabéns pela listagem e por as excelente iniciativas da Comunidade Geográfica Brasileira na promoção das Geotecnologias. Estes blog’s possuem bastante informação útil e são ponto de referência no estudo dos SIG.

    Obrigado pelo post Anderson.

    Abraço
    José Santos

      1. José Santos disse:

        Amigo tudo bem e consigo? Conhecia quase todos e posso dizer que os consulto com regularidade devido à qualidade de informação.

        Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *