Atlas Brasileiro de Desastres Naturais

Atlas BR DesastresAs Geotecnologias podem, de muitas formas, contribuir para os estudos relacionados com as catástrofes naturais. Nesta matéria você conhecerá um projeto onde foi realizada uma pesquisa que teve por objetivo compilar e disponibilizar informações sobre os registros de desastres ocorridos em todo o território nacional ao longo de cerca de 20 anos (1992 a 2010). Conheça agora o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais.

ATLAS SOBRE DESASTRES NATURAIS NO BRASIL

Conforme explicado em seu site oficial, o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais é um produto de pesquisa resultado do acordo de cooperação entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina.

Atlas Brasileiro de Desastres Naturais

O levantamento dos registros históricos, derivando na elaboração dos mapas temáticos e na produção do Atlas, é de grande importância na medida em que viabiliza a construção de um panorama geral das ocorrências e recorrências de desastres no país e suas especificidades por Estados e Regiões.

O atlas permite, assim, subsidiar o adequado planejamento em gestão de risco e redução de desastres, a partir da análise ampliada abrangendo o território nacional, dos padrões de frequência observados, dos períodos de maior ocorrência,das relações destes eventos com outros fenômenos globais e da análise sobre os processos relacionados aos desastres no país. Acesse:

No segundo link acima  você encontrará os mapas e textos relacionados tanto com cada unidade da federação de modo individual como também o trabalho com a visão global, para o país inteiro.

Acesse também as matérias abaixo que certamente poderão ser de seu interesse:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comments on “Atlas Brasileiro de Desastres Naturais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *