3 Artigos sobre Uso prático do PostGIS Raster

Artigos sobre PostGIS Raster

Você sabe o que é o PostGIS Raster? Trata-se de um complemento ao PostGIS que permite o armazenamento e manipulação de dados matriciais em Banco de Dados Espaciais através da linguagem SQL. Nesta matéria vamos indicar três artigos recentes que exemplificam o uso desta tecnologia.

1. TÉCNICAS DE PDI EM IMAGENS DE SENSORIAMENTO

O artigo Aplicação de técnicas de processamento digital de imagens usando a extensão espacial PostGIS Raster em imagens de sensoriamento remoto foi publicado nos Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (2015).

O artigo teve por objetivo estudar uma solução usando o PostGIS Raster como uma alternativa para construção de sistemas que integram funcionalidades de processamento de imagens e extração de  métricas  da  paisagem  para  serem  usadas  em  estudos  que  utilizam  mineração  de  dados espaciais.

Aplicação de técnicas de processamento digital de imagens usando a extensão espacial PostGIS Raster em imagens de sensoriamento remoto
Resumo gráfico da metodologia adotada

Um protótipo foi desenvolvido, o qual possibilita recuperar imagens armazenadas no banco e a extração das métricas da paisagem.

Para fazer o download do artigo e poder conferir na íntegra o seu conteúdo, clique no link abaixo:

É digno de nota que os autores deste trabalho são todos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dentre eles está o Dr. Gilberto Câmara, que dispensa apresentações, juntamente com Adeline Marinho Maciel e Lúbia Vinhas.


2. INTEGRAÇÃO DE DADOS RASTER DE RECURSOS NATURAIS

O trabalho Integrando dados Raster à Plataforma da Embrapa de dados de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros: avaliação do uso da extensão PostGIS Raster foi também publicado nos anais do mesmo evento mencionado anteriormente.

Um detalhe conceitual neste trabalho é que ele explica a diferença do uso da extensão PostGIS da maneira “tradicional” e com o PostGIS Raster. Conforme explicado: No PostGIS tradicional inserimos o valor um por no banco de dados, já na extensão Raster podemos inserir o dado inteiro e dele extrair os valores.

Integrando dados Raster à Plataforma da Embrapa de dados de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros: avaliação do uso da extensão PostGIS Raster
Diferença no uso da extensão PostGIS

A publicação destaca o NatData que é uma Plataforma de Informação de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros, desenvolvida pela Embrapa. Para baixar o artigo, acesse o link a seguir:

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Os autores são Carla Geovana do N. Macário, Alan Massaru Nakai, Sergio Aparecido B. Cruz e Thiago de Siqueira Pereira.


3. POSTGIS RASTER PARA ARMAZENAMENTO E MANIPULAÇÃO DE IMAGENS

O artigo Explorando a extensão WKT Raster do PostGIS para armazenamento e manipulação de imagens de sensoriamento remoto pode ser consideradas uma das publicações pioneiras sobre o PostGIS Raster. Foi publicado em 2013 nos anais do SBSR.

Na metodologia do trabalho, foram utilizadas três bandas (2, 3 e 4) de 12 cenas do sensor CCD/CBERS-2B (ou seja 36 arquivos de imagens GEOTIFF) para construção do banco de dados que recobrem a área do município de Novo Progresso/PA.

Artigo: Explorando a extensão WKT Raster do PostGIS para armazenamento e manipulação de imagens de sensoriamento remoto
Uso da extensão Raster do PostGIS

Um detalhe significativo é que no artigo são reproduzidos os comandos SQL utilizados em cada processamento realizado. Isso inclui a organização das cenas, análise exploratória dos valores da imagem, realce e contraste, classificação das imagens, cálculo das áreas de interesse e recorte das cenas.

Faça o download do artigo completo clicando no link:

Na época em que este trabalho foi produzido a extensão, lançada em 2011, ainda se chamava WKT Raster, como é indicada no título. Os autores são: Lúbia Vinhas e Karine Reis Ferreira.

APRENDA MAIS SOBRE USO DO POSTGIS

Esta foi nossa primeira matéria sobre o PostGIS Raster. Logo traremos mais conteúdo sobre este tema. Por hora, quer aprender mais sobre o uso do PostGIS? Veja as seguintes dicas:

Vocês já conheciam os artigos que indicamos aqui sobre o PostGIS Raster? Comentem sobre suas experiências e dúvidas sobre este recurso tão útil.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *