3 Artigos sobre Uso prático do PostGIS Raster

Artigos sobre PostGIS Raster

Você sabe o que é o PostGIS Raster? Trata-se de um complemento ao PostGIS que permite o armazenamento e manipulação de dados matriciais em Banco de Dados Espaciais através da linguagem SQL. Nesta matéria vamos indicar três artigos recentes que exemplificam o uso desta tecnologia.

1. TÉCNICAS DE PDI EM IMAGENS DE SENSORIAMENTO

O artigo Aplicação de técnicas de processamento digital de imagens usando a extensão espacial PostGIS Raster em imagens de sensoriamento remoto foi publicado nos Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (2015).

O artigo teve por objetivo estudar uma solução usando o PostGIS Raster como uma alternativa para construção de sistemas que integram funcionalidades de processamento de imagens e extração de  métricas  da  paisagem  para  serem  usadas  em  estudos  que  utilizam  mineração  de  dados espaciais.

Aplicação de técnicas de processamento digital de imagens usando a extensão espacial PostGIS Raster em imagens de sensoriamento remoto
Resumo gráfico da metodologia adotada

Um protótipo foi desenvolvido, o qual possibilita recuperar imagens armazenadas no banco e a extração das métricas da paisagem.

Para fazer o download do artigo e poder conferir na íntegra o seu conteúdo, clique no link abaixo:

É digno de nota que os autores deste trabalho são todos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dentre eles está o Dr. Gilberto Câmara, que dispensa apresentações, juntamente com Adeline Marinho Maciel e Lúbia Vinhas.


2. INTEGRAÇÃO DE DADOS RASTER DE RECURSOS NATURAIS

O trabalho Integrando dados Raster à Plataforma da Embrapa de dados de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros: avaliação do uso da extensão PostGIS Raster foi também publicado nos anais do mesmo evento mencionado anteriormente.

Um detalhe conceitual neste trabalho é que ele explica a diferença do uso da extensão PostGIS da maneira “tradicional” e com o PostGIS Raster. Conforme explicado: No PostGIS tradicional inserimos o valor um por no banco de dados, já na extensão Raster podemos inserir o dado inteiro e dele extrair os valores.

Integrando dados Raster à Plataforma da Embrapa de dados de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros: avaliação do uso da extensão PostGIS Raster
Diferença no uso da extensão PostGIS

A publicação destaca o NatData que é uma Plataforma de Informação de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros, desenvolvida pela Embrapa. Para baixar o artigo, acesse o link a seguir:

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Os autores são Carla Geovana do N. Macário, Alan Massaru Nakai, Sergio Aparecido B. Cruz e Thiago de Siqueira Pereira.


3. POSTGIS RASTER PARA ARMAZENAMENTO E MANIPULAÇÃO DE IMAGENS

O artigo Explorando a extensão WKT Raster do PostGIS para armazenamento e manipulação de imagens de sensoriamento remoto pode ser consideradas uma das publicações pioneiras sobre o PostGIS Raster. Foi publicado em 2013 nos anais do SBSR.

Na metodologia do trabalho, foram utilizadas três bandas (2, 3 e 4) de 12 cenas do sensor CCD/CBERS-2B (ou seja 36 arquivos de imagens GEOTIFF) para construção do banco de dados que recobrem a área do município de Novo Progresso/PA.

Artigo: Explorando a extensão WKT Raster do PostGIS para armazenamento e manipulação de imagens de sensoriamento remoto
Uso da extensão Raster do PostGIS

Um detalhe significativo é que no artigo são reproduzidos os comandos SQL utilizados em cada processamento realizado. Isso inclui a organização das cenas, análise exploratória dos valores da imagem, realce e contraste, classificação das imagens, cálculo das áreas de interesse e recorte das cenas.

Faça o download do artigo completo clicando no link:

Na época em que este trabalho foi produzido a extensão, lançada em 2011, ainda se chamava WKT Raster, como é indicada no título. Os autores são: Lúbia Vinhas e Karine Reis Ferreira.

APRENDA MAIS SOBRE USO DO POSTGIS

Esta foi nossa primeira matéria sobre o PostGIS Raster. Logo traremos mais conteúdo sobre este tema. Por hora, quer aprender mais sobre o uso do PostGIS? Veja as seguintes dicas:

Vocês já conheciam os artigos que indicamos aqui sobre o PostGIS Raster? Comentem sobre suas experiências e dúvidas sobre este recurso tão útil.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 978 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*