TerraView e QGIS no Reconhecimento de Região Metropolitana

Artigo sobre Uso do QGIS e TerraView

Analisando os trabalhos publicados nos Anais do VII Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEONORDESTE), realizado em Aracaju/SE no mês de novembro de 2014, encontrei um artigo que exemplifica o uso prático dos softwares livres QGIS e TerraView na compreensão de uma região metropolitana. Veja alguns detalhes sobre o material e faça o download.

ARTIGO SOBRE USO DO TERRAVEW E QGIS

O artigo Reconhecendo a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá com Auxílio dos softwares livres TerraView e QGIS apresenta o relato de uma atividade didática das disciplinas denominadas Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Cartografia Digital e Interpretação de Imagens do curso técnico em Agrimensura do IFMT.

O objetivo dos autores era iniciar a construção de um banco de dados geográfico com informações ambientais da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC). A metodologia, em resumo, consistiu em pesquisar dados do local disponibilizados para download em sites oficiais e representá-los com os programas open source mencionados no título.

Reconhecendo a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá com Auxílio dos softwares livres TerraView E QGIS
Mapa Geológico da RMVRC

Os autores do trabalho são Vanderley Severino dos Santos, Thiago Statella, Roberto Nunes Vianconi Souto e Rosana Maria da Silva. O trabalho deve ser uma leitura interessante, em especial, para quem deseja trabalhar com Geotecnologias no ensino de geografia, por exemplo.

Conforme comentado pelos autores, as caracterizações obtidas com as cartas podem também contribuir para o avanço das reflexões referentes aos problemas ambientais que afetam a região de estudo.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE QGIS E TERRAVIEW

Para baixar o artigo e ler na íntegra, acesse o link a seguir:

Veja outras publicações em nosso portal onde divulgamos usos e aplicações dos dois programas destacados no artigo acima.

Aguardamos seus comentários sobre esta dica de artigo relacionado com Geoprocessamento e programas livres.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários


  1. Olá Anderson. Como sempre, um ótimo e interessante artigo. Parabéns pela nova “cara” do blog.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *