Arquivos, diretórios e comandos no SO GNU/Linux

Não há como falar em software livre sem falar no que podemos dizer ser o mais famoso de todos eles, o GNU/Linux. Faça o download de um interessante material com uma completa coletânea dos principais comandos utilizados para manipular os arquivos e diretórios nesse Sistema Operacional (SO), tudo em uma linguagem simples, clara e direta.

O LINUX E SUAS DISTRIBUIÇÕES

O Linux é um sistema operacional, ou seja é responsável por fazer a comunicação entre hardwares e softwares. Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de programas de sistema e aplicativos reunidos num único pacote. Uma das distribuições mais populares é o Ubuntu.

Atualmente há milhares de aplicativos para a ambiente Linux, e cada entidade responsável por sua distribuição escolhe os programas computacionais que deverão estar incluídos em seu “pacote”. Recomendo que leia, para obter mais detalhes sobre esse tema, o seguinte artigo:

DOWNLOAD DE APOSTILA DE INTRODUÇÃO AO LINUX

DOWNLOAD DE APOSTILA DE INTRODUÇÃO AO LINUX

A apostila, de 12 páginas ricas em informação, foi elaborada pelo professor Eugênio P. Fernandes Leite, do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento do IFPB, está disponível no formato PDF. Para fazer o download, clique no link abaixo:

  • [download id=”7″]

O conteúdo da apostila inclui a definição de arquivos e suas extensões, os diferentes diretórios e suas estruturas, e as várias opções disponíveis para grande parte dos comandos GNU/Linux e muito mais! Tive o prazer de ser aluno do professor Eugênio durante minha gradução ao cursar pelo menos duas disciplinas (SIG Livre e Interpolação espacial) e conheço a qualidade de seus materiais de aula.

Deixem seus comentários sobre este material de intrução ao Linux e aproveitem para ler as seguintes postagens com conteúdo complementar ao que abordamos hoje:

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *