ArcGIS vs. QGIS: Comparativo de 10 Características

QGIS x ArcGISAo considerar qual software GIS adotaremos em nosso projeto, duas das opções mais populares são ArcGIS da Esri e o Quantum GIS, também conhecido como QGIS.

Cada um deles oferece um conjunto de opções que inclui versões desktop, móvel e web, este artigo incidirá sobre algumas das principais semelhanças e diferenças entre o ArcGIS e QGIS Desktop.

COMPARAÇÃO ENTRE SOFTWARES PARA GEOPROCESSAMENTO

Comparativos entre softwares sempre chamam a atenção dos profissionais que buscam sempre ter à sua disposição as ferramentas que melhor se adequam às suas necessidades e demandas.

Não deixe de ler as seguintes matérias já publicadas em nosso site sobre este tema:

Vamos considerar a partir de agora 10 (dez) aspectos básicos em que podemos comparar o QGIS com o ArcGIS, incluindo diferenças e semelhanças.

1. CUSTOS

O QGIS pode ser baixado gratuitamente. É uma suíte open source que tem uma opção de desktop, mobile e componentes web (QGIS Server).

Já o ArcGIS, da Esri, é um software comercial disponível disponível em versões com diferentes níveis de complexidade, possuindo também as versões desktop, móvel e voltadas para aplicações de intranet/internet.

Software ArcGIS

2. LICENCIAMENTO

Como complemento ao que dito acima, o QGIS é um FOSS (Free and open-source software). QGIS pode ser carregado em qualquer computador. O ArcGIS tem seu uso restrito, de forma justa, através de uma licença que precisa ser comprada. Seus pacotes são regulados através de uma chave de licenciamento (ativação).

3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

QGIS é desenvolvido por voluntários. O ArcGIS é um pacote de software comercial de SIG desenvolvido por funcionários muito bem pagos da ESRI.

4. PLATAFORMA

Tanto o ArcGIS como o Quantum GIS possuem versões (ou formas de execução adequada) para os principais sistemas operacionais, a saber, Windows, Linux e Mac.

5. TEMPO DE CARREGAMENTO (INICIALIZAÇÃO)

Testes tem mostrado que o Quantum GIS carrega sua interface gráfica e demais componentes mais rápido que o ArcGIS.

Software QGIS

6. EXTENDIBILIDADE

Ambos os programas podem ser estendidos a partir de scripts/complementos/plugins/extensões. Sobre como o QGIS trabalha essa questão de ferramentas adicionais, leia: Instalando Plugins Python no QGIS.

7. SUPORTE

A Esri possui uma base de suporte bem estabelecido, por meio do fórum oficial e sistema de suporte técnico para seus produtos da família ArcGIS. O QGIS oferece apoio aos usuários através de vários sites, incluindo comunidade brasileira de usuários do programa.

8. ADOÇÃO

A Esri ainda goza da posição de ser a líder mundial do mercado de GIS. A maioria das agências governamentais e comerciais que fazem uso de Sistemas de Informações Geográficas utilizam produtos da Esri sobre qualquer outro pacote.

Em contra partida, a aceitação  do QGIS está crescendo, sendo bastante popular nos círculos acadêmicos e em áreas onde o software de código aberto é a ‘norma’.

9. ANÁLISE ESPACIAL

O ArcGIS e o QGIS possuem amplas e robustas ferramentas para análise geoespacial. No caso do programa da Esri se destaca o conjunto de funcionalidades do Spatial Analyst. No Quantum GIS, as opções do Sextante são simplesmente incríveis.

10. MAPAS PARA IMPRESSÃO

Embora o compositor de impressão do Quantum GIS tenha evoluído muito e hoje já conseguimos obter resultados excelentes com ele, é necessário admitir que o ArcGIS ainda possui larga vantagem no critério de geração de mapas para impressão (modo layout).

QGIS OU ARCGIS?

Você concorda com as observações acima? Elas são baseadas tanto em algumas observações pessoais, bem como (e principalmente) numa lista comparativa entre esses dois poderosos programas publicadas no site GIS Lounge:

Em seus projetos, você costuma utilizar qual desses programas? Comentem, deixem sua opinião e compartilhem suas experiências.

OBS: Estou concluindo um artigo detalhado com um comparativo entre o desempenho do ArcGIS e do QGIS diante de vários testes. Em breve informarei vocês de novidades sobre esta publicação.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

19 Comments on “ArcGIS vs. QGIS: Comparativo de 10 Características”

  1. Samuel Gomes disse:

    Ainda na comparação entre o ArcGis e o QGis qual seria o melhor pra se trabalhar com agricultura de precisão?
    Geração de mapas NDVI, mapas para taxa variável etc…
    Obrigado

  2. paul dassori disse:

    Qgis mejor!!… con todo el espionaje de USA, mediante la NSA, no es extraño que Arcgis tenga una puerta trasera para meterse en todos los proyectos ejecutados en el mismo….lo creo!!

  3. Quanto ao licenciamento, este é o maior entrave do ArcGIS. Cada licença de uso é um absurdo de cara e somente mesmo quem tem suporte de uma empresa ou instituição de pesquisa e muito dinheiro para gastar, terá o acesso a este softw que por muitas vezes já vi rodando pirateado em computadores pessoais (o que não indico a se fazer). O QGIS neste quesito larga na frente e deixa o ArcGIS a anos luz de distancia o que leva a muitos profissionais da área de geotecnologias a repensarem os seus métodos de trabalho se adequando a realidade do QGIS juntamente com outros softws livres de geo como por exemplo, o R para estatística espacial, Grass para sensoriamento remoto, Kosmo para Geo também etc. Creio mais na versatilidade do softw livre hoje, apesar de ser usuário do ArcGIS desde 2000 e aposto muito na capacidade de crescimento dos softws livres de geo, pois existe um conjunto enorme de profissionais da área inclusive aprendendo a programar e desenvolvendo ferramentas para serem usadas nos arcabouços de ferramentas de SIG livres.

  4. Uma comparação bem simples de ferramentas do ArcGIS em relação a do QGIS. O ArcGIS não possui somente a Spatial Analyst possui um conjunto de outras ferramentas que não foram citados como por exemplo o Geostatistical Analyst, Network Analyst, Tracking Analyst, Arc Scan, Data Interoperability entre outras. O ArcTOOLBOX é inúmeras vezes maior do que o Sextant em termos de potencial de análises espaciais e outras análises que podem ser feitas utilizando este arcabouço de ferramentas de SIG como por exemplo a parte de estatística espacial, além de ser mais robusto e menos sujeito a problemas inesperados de programação. Além disto, o ArcGIS mesmo sendo inferior no que tange a parte de Sensoriamento Remoto, também é inúmeras vezes mais prático do que QGIS para se trabalhar com isto. Fora as ferramentas nativas do ArcGIS, cita-se ferramentas como o ArcHIDROTOOLS (que não é o hidrotools) como uma excelente forma de modelagem hidrológica. O model builder do ArcGIS também é bem mais prático do que o do QGIS para se criar modelos complexos em SIG e o Xtools que, mesmo sendo pago, a versão Free oferece um conjunto de ferramentas razoável para análises espaciais tais como cálculo de geometria de polígonos muito simples feito no Xtools, trabalho com tabelas e demais funções relacionadas a extensão.

    Outra ferramenta importantíssima do ArcGIS que não foi citada é o ArcCATALOG que quando se compara com o QGIS Browser se vê a superioridade do CATALOG. Enfim, não estou amarelando a praia do QGIS, mesmo porque uso para muitas coisas como por exemplo, a manipulação de dados espaciais utilizando-me de banco de dados espacial como o POSTGRESQL+POSTGIS. O ArcGIS desde o início até o último lançamento não tem um banco de dados tão robusto quanto o POSTGRE para criação e manipulação de dados espaciais. Também a integração do QGIS com os WEB MAP SERVER é bem melhor o ArcGIS faz mas “fica no chinelo”.

  5. Olá Anderson, estou interessada em fazer um curso de QGis, vc tem previsão de curso para este ano? fico no aguardo, abç

    1. Oi Luciana, como vai?
      Teremos sim. Fique atenta às novidades do site. Preencha o campo de envio de informações por e-mail. Assim avisaremos você.
      Abraço!

  6. Na atualidade o qgis só possui uma e grande desvantagem, a edição, de resto possue muitas ferramentas de mesmo poder de funcionamento comparado ao arcgis, em alguns aspectos se mostra superior em outros inferior mas que nao interferem no produto final.

    Viva o conceito open source

  7. Luciene Dias disse:

    Boa noite, sou aluna universitária e por norma, são nos oferecido a licença anual do ArcGis 10, ou seja, durante o curso só nos é dado a conhecer esse programa. Pelo que ainda não tinha conhecimento sobre este programa, mas gostaria muito de saber mais, dado que se trata de um software gratuito e também pelo meu interesse crescente nessa área dos SIG.

    Obrigado e parabéns pelo artigo, é muito interessante.

  8. Bom dia Anderson, eu utilizo os dois programas, por questão de facilidade, o Qgis sem dúvidas é mais simples e na minha opinião possue melhores funcionalidades, porém seus colaboradores devem melhorar bastante alguns quisitos como layout de impressão e alguns travamentos se tornam constantes, principalmente na versão 1.8 “Lisbona”, mas se formos falar em travamento o ArcGis não fica pra trás (versão 9,3).
    Parabéns pelo artigo.

  9. José Santos disse:

    Oi Anderson, Obrigado pelo post. Mas discordo de algumas das informações sobre as 10 características mencionadas. Sei que são baseadas no artigo e já o tinha lido e discordado de algumas delas. Todavia concordo com alguns pontos. Fica aqui a minha opinião. Fico à espera do artigo sobre o comparativo 🙂

    Abraço e bom trabalho

      1. José Santos disse:

        Caro Anderson, tudo bem e consigo? Ponto 3,4,7 e 8. O ponto 4 merece uma melhor reflexão. Envio por email as minhas sugestões se tiver interesse já que podem ficar extensas se escritas aqui.

        Abraço

        1. Olá José,
          Pode enviar sim por e-mail. Quem sabe isso pode gerar um novo post, com os créditos para você.
          Um abraço!

          1. José Santos disse:

            Ter créditos e nome neste meio é bom mas faço isto pela comunidade e para contribuir para o seu website. Considero bastante importante que a comunidade usufrua e partilhe conhecimento. Mais uma vez parabéns pelo website que tanto contribui para o mundo da informação geográfica.

            Abraço

  10. Bastante interessante. Fico aguardando o artigo que você mencionou na postagem.
    Parabéns Anderson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *