Recorte de Dados Matriciais com ArcGIS

Recorte de Dados Matriciais com ArcGIS

Um procedimento bastante comum é qualquer projeto de Geoprocessamento é a edição de nossos dados geográficos de acordo com diversos critérios, inclusive de nossa área de interesse. Neste tutorial vamos aprender uma das maneiras de como usar o ArcGIS para recortar imagens a partir de arquivos vetoriais. Para isso iremos fazer uso de uma das ferramentas do ArcToolBox.

USO DO ARCGIS E PDI

Antes de iniciarmos este tutorial, recomendamos aos leitores que também consultem as seguintes matérias publicadas em nosso site:

COMO RECORTAR IMAGENS A PARTIR DE SHAPEFILES

Na tela abaixo podemos visualizar uma imagem de satélite no formato TIF (TM_5) no ArcGIS. O dado matricial é da região do entorno da cidade de São Paulo/SP.

Recorte de Dados Matriciais com ArcGIS

Nosso objetivo é fazer o recorte da imagem a partir de um dado vetorial (no formato shapefile), que neste caso será nossa camada com os limites do município de São Paulo (SP.shp), que servirá como máscara de nossa área de interesse.

Dados Matriciais no ArcGIS

Acesse a caixa de ferramentas do ArcToolbox e navegue até a seguinte opção:

  • Spatial Analyst Tools → Extraction → Extract by Mask

Uso de uma das ferramentas do ArcToolBox

Na janela Extract by Mask definimos na opção Input raster qual será a camada raster que será recortada. Já em Input raster or feature mask data indicamos a camada vetorial que será a base do processamento (SP).

Em Output raster indique onde deve ser gravado o novo arquivo matricial recortado para nossa área de interesse. Logicamente, é possível escolher um nome para este dado que gerará uma nova camada. Aqui escolhemos por a nomenclatura TM_5_Clip_SP.

Por fim, clique em OK e aguarde o processamento. Dependendo do volume total de seus dados isso pode levar alguns minutos.

ArcGIS: Extract by Mask

O produto gerado é exemplificado na imagem abaixo.

ArcGIS: Como Recortar Dados Raster a partir de Polígono de Interesse

Para melhorar a compreensão das potencialidades do uso dessa função presente em diversos programas de SIG, realizamos o recorte em uma composição colorida RGB onde os vários elementos da imagem são melhor destacados.

Como Recortar Dados Raster a partir de Polígono de Interesse com ArcGIS

De porte desse dado editado, o usuário poderá realizar suas diversas análises de interesse, visando a compreensão de seu fenômeno em estudo.

O que achou deste tutorial? Ele foi útil para você? Comente e nos dê um feedback! Como bônus, seguem mais algumas dicas valiosas sobre usos e aplicações do ArcGIS:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

6 Comments on “Recorte de Dados Matriciais com ArcGIS”

  1. Gostei muito. Fiz o recorte que precisava. Obrigada.

  2. Hideko Nagatani Feitoza disse:

    Ola, Anderson, obrigada pelos seus tutoriais. Existe alguma forma de extrair uma imagem ECW usando um shapefile como máscara ?

  3. BOM DIA , ANDERSON! COMO FAÇO PARA CONVERTER RASTER PARA POLIGONO? CLIQUEI NA FERRAMENTA RASTER TO POLIGONO E DE ERRO, POIS APARECEU UMA IMAGEM CINZA.
    AGUARDO SUA AJUDA. OBRIGADA. IOMARA

  4. Pedro Janota disse:

    Deu para aprender é muito interessante……

  5. Ricardo Lima disse:

    Olá Anderson.
    Parabéns e obrigado pelos tutoriais.
    Qual a diferença entre a ferramenta extract by mask e clip na janela Image Analysis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *