Aprender a Usar o PostgreSQL

O PostgreSQL é o software que, na minha opinião, o programa de código aberto para banco de dados e com módulo espacial mais completo da atualidade. Por isso, muitas pessoas me escrevem e-mail pedindo informações sobre como participar dos treinamentos que ofereço sobre PostgreSQL/PostGIS (envie você também!) Hoje quero deixar como dica uma série de tutoriais em vídeo sobre como utilizar o PostgreSQL 8.3. O material foi produzido em português de Portugal e o download é gratuito.

Você pode colaborar com o projeto fazendo seu donativo seguindo instruções no site. Clique aqui para acessar.

O video de formação está estruturado por três módulos. Veja uma breve descrição deles, conforme extraído do site Aprender a Usar.

MÓDULO I: Explica ao utilizador como gerar uma base de dados, um esquema e uma tabela; ensina a aplicar questionários de Selecção e a publicar os resultados.

MÓDULO II: Apresenta diversos comandos avançados, tais como, questionários de Ação e principios básicos de segurança de bases de dados.

MÓDULO III: O último módulo, apresenta as potencialidades de interrelação entre o PostgreSQL e outros programas, tais como, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

O que acharam desta dica? Deixem seus comentários.

Há também vídeos semelhantes sobre o Quantum GIS (QGIS), para mais detalhes acesse esta postagem.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

11 Comentários


    1. Amigos, quem conseguiu baixar, por favor podem compartilhar?

      Pois o site onde o curso estava hospedado não existe mais.

      Responder

  1. Olá, o link está off. Por favor Anderson, se possível, poderia postar um link que esteja funcionando ou até mesmo upar as aulas, caso já tenha. Obrigado. Estou precisando muito.

    Responder

  2. Muito bom!
    Vou começar a usar postgresql no meu trabalho, daria para enviar uma apostila de como trabalhar nesse banco?
    Desde já agradeço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *