Apostila de Geoprocessamento do ICMBio

ICMBio: Apostila de Geoprocessamento

Nunca é demais termos acesso a materiais de qualidade sobre conceitos e aplicações práticas do Geoprocessamento. Nesta matéria vamos indicar uma apostila gratuita que foi elaborada por parte da equipe do Instituto Chico Mendes (ICMBio). O conteúdo da publicação fornece uma boa introdução ao ArcGIS e gvSIG.

APOSTILA DE CURSO DE GEOPROCESSAMENTO

O ICMBio disponibilizou para download, já há algum tempo, o material instrucional de um curso ministrado de introdução ao Geoprocessamento. O conteúdo abrange vários aspectos das Geotecnologias.

Os autores da publicação são Christian Berlinck, Guilherme Santos Júnior, Leonardo Figueiredo, Patrícia Rizzi, Ricardo Brochado, Mariana Fava Cheade, Adriana Rodrigues de Azevedo e Sheila Rancura. A apostila é de novembro de 2010.

Apostila de Geoprocessamento do ICMBio

Entre os itens apresentados no sumário da apostila estão: Cartografia, conceitos em SIG e Sensoriamento Remoto, Infraestrutura de Dados Espaciais, apresentando o ArcGIS, análise espacial, Google Earth, Noções de gvSIG.

DOWNLOAD DA APOSTILA DO ICMBIO

A apostila tem um total de mais de 130 páginas. Para obter sua cópia deste arquivo, clique no link abaixo:

São apresentadas explicações sobre edições de vetores, manipulação de dados alfanuméricos, geração de layout para impressão e muito mais.

Nos links a seguir você encontra outros materiais conceituais e para aplicações das Geotecnologias, todos gratuitos para download.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 979 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Marcos Paulo disse:

    Muito bacana, Anderson!

    Parabéns pelo trabalho e pela postura de disseminar a ciência como instrumento de transformação social.

    Somos um grupo de estudantes e líderes sociais da cidade de São Sebastião/DF.

    Estamos buscando juntos, novas formas de monitorar nossas paisagens naturais no bioma Cerrado, principalmente aquelas que foram tomadas pela urbanização.

    Estou aqui na sua página colhendo o máximo possível de informações para construirmos nossos relatórios e aprendermos um pouco mais acerca do mundo incrível que é o Geoprocessamento.

    Abraços, meu caro!

    Sucesso!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*