Apostila em Português sobre QGIS 1.8.0

Apostila em Português sobre QGISCada vez mais o QGIS vem ganhando espaço no mercado de Geotecnologias como sendo um excelente software livre para aplicações de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Felizmente esse crescimento em popularidade também é agregado à um amplo conjunto de documentos instrucionais sobre o uso do programa. Aqui iremos destacar uma apostila que é um bom exemplo neste sentido.

MATERIAL EM PORTUGUÊS SOBRE QGIS

A apostila que iremos recomendar aqui foi elaborada por Leonardo Sousa dos Santos, com base na versão 1.8.0 do QGIS (anteriormente chamado de Quantum GIS). Ela foi publicada em 18 de agosto de 2013.

O autor trabalha no Corpo de Bombeiro Militar do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, SIG, Geoprocessamento, Cartografia temática, Tutoriais, Prevenção de incêndio e Segurança.

Apostila em Português sobre QGIS 1.8.0

A apostila tem um total de 20 páginas, e está disponível no formato PDF. Para fazer o download clique no link abaixo:

Entre os tópicos apresentados na apostila, podemos destacar: Instalação do software, iniciando a utilização do QGIS, cálculo de área e perímetro, mosaico e recorte de imagens, geração de superfície de análise, composição de bandas e geração de NDVI.

Para acessar mais materiais sobre o QGIS, veja as indicações a seguir:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

3 Comentários



  1. Mais uma vez obrigado a vocês por disponibilizar tutoriais não só do QGIS, mas também de outros, pois conheci o QGIS através de vocês e estou me capacitando com vossas informações. Portanto baixei o Dufour 2.0 e estou no passo, pretendo fazer um curso on line para me aprimorar. Utilizo o Arc gis e aos poucos estou aposentando este software. Por enquanto agradeço a vocês Anderson Medeiros e colaboradores por semear o conhecimento. Valeu!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *