Apostila: Classificação de Imagens no Spring

Apostila: Classificação de Imagens no Spring

O Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas, mais conhecido como Spring, foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), visando à manipulação de dados geográficos, em especial, manipulação de Imagens adquiridas através de técnicas de sensoriamento remoto. Vamos indicar para vocês uma apostila recente sobre este software e que ensina alguns procedimentos muito úteis em projetos de processamento digital de imagens (PDI).

TUTORIAL DE PDI COM SPRING

Na realidade, os autores da apostila, Alexandro Medeiros Silva; orientado pelo professor Dr. Richarde Marques, a denominaram como “Tutorial Spring” e ela não trata apenas de classificação de imagens.

A apostila trata, especificamente, dos procedimentos de recorte de imagens e seu registro ou georreferenciamento, classificação de imagens e da elaboração de mapas temáticos. As imagens de satélite utilizadas nos exemplos foram adquiridas gratuitamente junto ao Inpe.

Apostila: Classificação de Imagens no Spring

Faça o download gratuito da apostila a partir do link abaixo:

O material, elaborado em 2013, com base no Spring 5.1.8 é uma publicação do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Projetos em Análise Espacial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tópico sobre classificação de imagens de inicia na página 23.

Veja outras dicas relacionadas com os usos e aplicações do software Spring:

Quero aproveitar este espaço para parabenizar aos autores. Você já conhecia este material sobre utilização do Spring? Comente, por favor.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *