Apostila sobre MapServer e suas Aplicações em SIG

Apostila sobre MapServer e suas Aplicações em SIGEm um artigo recentemente publicado em nosso site falamos sobre alguns artigos científicos que abordaram o uso prático de mapas interativos na internet fazendo uso da tecnologia conhecida como WebGIS. Agora vamos indicar o download de um detalhado material didático sobre a utilização do MapServer para aplicações de inteligência geográfica.

ENTENDA O PROJETO MAPSERVER

Se este é um dos primeiros contatos que você está tendo com o MapServer, recomendo a leitura do conteúdo do link a seguir para que possa ter uma visão geral do potencial de aplicação dele.

Você encontrará informação bastante relevante na indicação acima, inclusive um tutorial sobre a integração com o framework i3Geo.

DOWNLOAD DE APOSTILA SOBRE USO DO MAPSERVER

A apostila de 80 páginas, escrita em espanhol, “MapServer y su aplicación a SIG“, foi elaborada por Víctor H. González Jaramillo.

O objetivo geral do material é oferecer conhecimento sobre a utilização do servidor de mapas MapServer (em sua versão 4.0) e suas aplicações em aplicações de SIG para internet.

Download: Apostila de MapServer para Aplicações SIG na Internet

Embora a apostila tenha sido lançada em 2005 e, portanto, não contemple o uso de versões mais recentes do MapServer, os conceitos apresentados ainda são bastante úteis para quem deseja iniciar seus estudos e atividades com este robusto programa open source. Para baixar uma cópia do material, acesse ao link abaixo.

Como você poderá observar, o material ajuda o leitor a conhecer a estrutura do servidor, como realizar a configuração e os componentes fundamentais dos mesmos.

APRENDA MAIS SOBRE WEBMAPPING

Outras dicas relacionadas com a tecnologia webmapping podem ser acessados a partir dos links a seguir:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Bom dia Anderson Medeiros,

    Primeiramente parabéns pelo seu site.Mas o acompanho a muitos anos pelo seu site e já aprendi bastante por ele.

    Então,
    estou iniciando estudos sobre WEbGIS.
    Meu objetivo é criar uma plataforma com banco de dados diversos e fazer uma simples consulta espacial de uma área de interesse.
    Ex: O usuario querendo obter informacoes de uma poligonal (vetorizando ou inserindo um arquivo KML) na plataforma. Está apenas fará uma interseção da área com todas as informações que costa nessa poligonal e num buffer de XX metros (a critério do usuário a variação da distancia do buffer). Assim, ele saberia se nessa area existe um hidrografia dentro ou proxima (de acordo com seu buffer), se está inserido numa Unidade de Conservação, etc.

    A pergunta é: qual plataforma mais adequada para este objetivo? estou vendo as opções através do Map Server e I3Geo. Seriam os mais indicados? ou teria alguma outra mais simples que me atenda?

    Desculpe pelo longo texto.
    Obrigado.
    Pedro

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*