Apostila: Iniciando no ArcGIS

Download Apostila de ArcGISNa grande maioria dos casos de que tive conhecimento até hoje, o primeiro software para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que os profissionais que trabalham com Geotecnologias teve contato foi o ArcGIS, da Esri. Na internet há muito material de qualidade, em vários idiomas, sobre este programa para Geoprocessamento. Indicamos aqui uma excelente apostila gratuita, elaborada de forma a ajudar o usuário iniciante a dar seus primeiros passos no ArcGIS.

APOSTILA DE INTRODUÇÃO AO ARCGIS

Se você acompanha regularmente nosso site já deve ter observado que boa parte dos tutoriais sobre o ArcGIS são de autoria de Vanessa Cecília Benavides Silva.

Ela é uma grande colaboradora em fornecer material de qualidade para publicarmos em nosso portal. Esta profissional panamenha possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH.

Faça o Download Gratuito da apostila "Iniciando no ArcGIS"

A Vanessa elaborou, há algum tempo, orientada pela professora Patrícia de Sá Machado, uma apostila bastante completa com o título bastante atraente: Iniciando no ArcGIS.

DOWNLOAD DE APOSTILA DE ARCGIS

O trabalho além de apresentar muito bem a interface do ArcMap, detalha como adicionar dados geográficos, trabalhar com o layout do mapa, criar mapa temáticos (quantitativos e qualitativos), georreferenciamento, vetorização e muito mais. Para fazer o download da apostila, de 62 páginas, acesse:

APRENDA MAIS SOBRE O ARCGIS

Recentemente publicamos aqui em nosso site uma extensa coletânea com dezenas, na verdade uma centena, de tutoriais de ArcGIS, que estão espalhados pela internet. Confira:

Já nos links a seguir, destacamos alguns outros tutoriais da Vanessa, já publicados aqui em nossa página:

Parabéns mais uma vez Vanessa, por este seu excelente trabalho. E você leitor? O que achou do material elaborado por ela? Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

27 Comments on “Apostila: Iniciando no ArcGIS”

  1. Douglas Ricardo Pinheiro Furtado disse:

    Parabéns pelo site.

  2. É possível ter a base de dados utilizada na elaboração da apostila “Iniciando no ArcGIS da Vanessa”…?

    1. Israel,
      A Vanessa, que é a autora do material, é que pode lhe responder melhor sobre isso. Tente entrar em contato com ela. Ok?
      Abraço!

  3. MARIA APARECIDA PAULÚCIO disse:

    BOA NOITE ANDERSON.
    SOU FORMADA EM GEOGRAFIA (LICENCIATURA E BACHARELADO), COMO BACHAREL, TENHO A FORMAÇÃO DE GEÓGRAFA. GOSTARIA MUITO DE SEGUIR ESTA PROFISSÃO, MAS, AINDA NÃO CONSEGUI NADA NESTA ÁREA PARA TRABALHAR. MORO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES E NÃO VEJO MUITAS OPORTUNIDADES NESTA ÁREA POR AQUI. O QUE VC ME INDICARIA PARA COMEÇAR NESTA PROFISSÃO?

    1. Aparecida,
      Primeiramente, você deve dominar os conceitos de Geotecnologias, os aspectos técnicos. Não adianta dominar um programa sem entender os fundamentos científicos relacionados.
      Depois, enverede na área focando no que mais lhe chama a atenção.
      Abraço!

  4. Bom dia Anderson. Muito obrigado pelo material, está me ajudando muito.

    Sou topógrafo e estou com uma dúvida no ArcMap.

    Estou tentando modificar as coordenadas de um arquivo Shapefile (que retirei do Autocad e o transformei com o aplicativo Esurvey. Estou tentando pelo seguinte caminho (Projeções e Transformações -> Feições -> Projetar) está correto?

    O arquivo ShapeFile que preciso transformar está com a seguinte coordenada: Sistema de coordenadas planas – UTM – WGS 1984 – Emisfério Norte – 43 N

    Preciso passar para a coordenada: Plana – Emisfério Sul – UTM 22 S

    No entanto, não consigo realizar essa transformação. Aparece a seguinte mensagem: Conjunto de dados ou classe de feição de saída:

    O senhor sabe porque isso acontece? Poderia me ajudar?
    Quando tento transformar para Sirgas 2000 dá certo, mas preciso da outra coordenada.
    Fico muito grato pela atenção.

    Parabéns pelo site e pela apostila.

    Grato.
    Att. Antônio César.

  5. Edson Pereira disse:

    Olá Anderson,

    Parabéns, Blog ótimo, Sou técnico em agropecuária e pretendo trabalhar com o CAR/MG – Cadastramento Ambiental Rural, vou fazer Curso em BH pela GRALTEC dia 26/27 de junho/14. Não tenho experiencia com o ARCGIS, o que vc me indicaria com melhoramento teórico?

    1. Oi Edson,
      Em nossa seção Dicas de Leitura tem muitos livros gratuitos sobre conceitos em Geotecnologias.
      Talvez seja de ajuda.
      Abraço!

  6. Olá, gostaria de saber se nesse site está disponível algum material sobre como interpolar dados noa arcgis, se sim por favor me informe.
    Obrigado

  7. Esse blog é tudo de bom!! Obrigada e Parabéns Anderson, continue nos ajudando

  8. Parabéns Anderson. Muito útil seu site.

    1. Luiz, fico contente de que gostou de nosso trabalho.
      Esperamos sempre contar com sua visita e comentários.
      Abraço!

  9. Boa noite!

    Queria parabenizá-lo pela ótima iniciativa, de compartilhar ricos materiais. Sucesso sempre.

    Atenciosamente,
    Alex Sandro Alves Miranda

  10. Jocilene Dantas disse:

    Ótima iniciativa! Muito obrigada.

  11. Cassiano Ricardo disse:

    Olá Anderson;

    Quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho desenvolvido. Informações atuais, boas indicações de livros, apostilas gratuitas, dicas que fazem a diferença e presteza nas repostas a dúvidas postadas ou enviadas por email. Não fico sem visitar sua página. Parabéns e sucesso!

    1. Cassiano, como vai?
      Muito obrigado pelo elogio. Isso nos incentiva a continuar procurando fazer um bom trabalho.
      Abraço!

  12. Vanessa Cecília disse:

    Anderson, fico muito feliz em poder colaborar com seu excelente blog e poder compartilhar informação e conhecimento com toda a comunidade de geotecnologia que visita seu blog.
    Grande abraço!

  13. Muito boa essa apostila, assim como todos os tutoriais da Vanessa.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *